spaghetti squash

spaguetti_squash_2S.jpg

Este foi o primeiro ano que recebemos a singular spaghetti squash na cesta orgânica. Eu já tinha visto receitas com ela, mas nunca tinha experimentado. Realmente, ela é única! Depois de cozida ou assada, a polpa fica toda fibrosa e é só raspar com um garfo que forma os fiozinhos do “spaghetti”. Eu assei uma pequena cortada e com o corte virado para baixo por uns 30 minutos em forno alto. Raspei a polpa numa vasilha e reservei. Numa panela derreti 3 colheres de sopa de manteiga e refoguei ali quatro dentes de algo ralados em lascas finas. Acrescentei sal e pimenta do reino branca moída a gosto, joguei a polpa da squash, misturei bem e depois juntei um bocado de salsinha picadinha. Foi um bom acompanhamento para uma carne assada. Como foi a primeira vez que fiz, raspei desordenadamente e os fiozinhos ficaram meio quebrados. Mesmo assim o prato ficou com uma cara bem espaguetosa.

13 comentários em “spaghetti squash”

  1. Também pensei que fosse imaginação minha. Eu amei essa fruta macarrão nos anos 80. Por favor, se alguém sabe aonde se compra, me comunique. Por gentileza.

  2. Amigoa,
    Nao confundam spaghetti squash com abobora chila (ou gila). A promeira e pequena e amarela; a segunda e verde e branca por fora e branca por dentro com sementes (pevides) pretas… Abracos

  3. Que alegria saber que isso ainda existe! Quando eu era criança eu adorava e minha mãe comprava sempre, era comercializada com o nome de fruta macarrão. De repente pararam de vender, e eu nunca mais ouvi falar sobre ela. Que bom que outras pessoas testemunharam, por que eu já estava começando a achar que era imaginaçao minha… Eu queeeerooo, sou saudosista demais!

  4. Oi Fer,
    Adoro passar por aqui, há sempre coisas interessantes para ler!
    Essa abóbora deve ser da familia da abóbora-gila, muito comum em Portugal, só que é verde por fora e branca por dentro. Por cá faz-se uma compota óptima com ela.
    Beijos
    Clau

  5. No fim dos anos 80 apareceu por aqui Spaguetti Squash. Eu gostava bastante e dava sempre p as crianças. Mas, de repente puff….sumiu.
    Nunca mais vi. País esquisito este!
    beijo

  6. Fer!
    Rola uma foto da squash, em natura?
    Fiquei curiosissima!
    Bj/Fernanda T.
    Curitiba, Brasil
    R: Fernanda, tem uma foto no link que vai pra wikipedia. beijo! Fer

  7. Li sobre isso um tempão atrás, uns dez anos eu acho, mas nunca encontrei aqui para vender. Além da aparência espaguetosa, o gosto também lembra a massa?
    Abraço, Simone.
    R:Simone, o gosto eh de abobora. bjs, Fer

  8. Fer, há muitos anos atrás, muitos mesmo (creio que uns 12 anos), eu cheguei a comprar Spaghetti Squash no Pão de Aç~ucar. Faz muito tempo que não encontro. Gostava bastante.
    Beijão,
    Dani.

Deixe a sua pitada: