caviar de berinjela

berinjela_caviar_1S.jpg

Outra receita para usar as últimas berinjelas da estação. Não tem nada de caviar, só mesmo parecença na cor escura. Ela foi preparada num transe total de invencionice, que felizmente [ufa] teve um resultado feliz. E depois de tantas berinjeladas, me orgulho de dizer que no dia de hoje não tenho mais nenhum berinjela esperando para ser usada na geladeira!

Corte uma berinjela pequena em cubinhos, salpique com sal grosso e coloque numa peneira, sobre uma vasilha, para escorrer liquido. Eu deixei de um dia para o outro, mas algumas horas já bastam. Depois refogue um dente de alho picadinho num pouco de azeite, junte os cubinhos de berinjela, e deixe cozinhar até elas ficarem bem murchas. Acrescente um pouquinho de vinho tinto, outro pouquinho de vinagre balsâmico e um pouquinho de água—só o suficiente para a berinjela poder cozinhar mais tempo sem grudar no fundo da panela. Cozinhe em fogo baixo até todo o liquido secar. Ajuste o sal e acrescente pimenta do reino branca moída a gosto e orégano fresco ou seco. Sirva frio. Essa berinjela melhora o sabor depois de uns dias guardada na geladeira.

6 comentários em “caviar de berinjela”

  1. Fer,
    As beringelas precisam ser lavadas antes de refogá-las, para tirar o sal grosso?
    R: nao precisa lavar. so cuidado pra nao acrescentar muito sal depois, vai testando.

  2. Nossa, ta com uma cara muito boa essa berinjela! E o paozinho tbem, parece tao bom Fer! Adoro seus paezinhos, bolachinhas e biscoitinhos, eles teem sempre uma aparencia tao gostosa e saudavel! (sao do Trader Joes esses ai?)
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, nao lembro onde comprei esses crackers, mas sao ESSES AQUI da marca Finn. beijo, Fer

  3. Fer, isto me faz salivar. Adoro berinjelas e posso imaginar isto depois de três dias… Hoje fiz jiló, que nada mais é que uma berinjela amarguinha. Também comi com pão. Amanhã ou hoje mesmo vou postar. beijo grande, n

Deixe a sua pitada: