Essa torta era prioridade na minha lista de receitas para fazer. Aproveitei o final de semana, que é quando tenho mais tempo para me atrever em performances mais elaboradas e mandei bala. Fui até a árvore de ninguém buscar os figos, pois queria fazer exatamente como a querida Pipoka fez, com os figos verdes.
Para a massa:
1 e 1/2 xícara de de farinha de trigo
1/2 xícara de cornmeal
1 colher de sopa de açúcar
¼ colher de chá de sal
½ xícara – 113g de manteiga sem sal, cortada em cubos
1 ½ colher de sopa de alecrim fresco [*usei o seco]
4 a 5 colheres de sopa de água gelada
Para o recheio:
Figos frescos a vontade cortados em rodelas
½ xícara de sour cream
1 xícara – 225 gr de queijo mascarpone
¼ xícara de açúcar
1 ½ colher de chá de raspas de limão
No processador pulsar a farinha, o cornmeal, o açúcar, o alecrim e o sal. Juntar a manteiga e pulsar até a mistura ficar granulada. Colocar 4 colheres de sopa de água gelada e continuar pulsando até formar uma massa consistente. Se precisar, colocar mais um pouquinho de água, até a massa dar liga.
Colocar a massa numa forma de torta com fundo removível pressionando com os dedos . Gelar por 30 minutos. Assar em forno pré-aquecido a 400ºF / 200ºC por 20 ou 30 minutos. Remover do forno e deixar esfriar completamente.
Para o recheio misture bem todos os ingredientes numa tigela. Colocar o recheio na forma quando a massa estiver totalmente fria e arranjar os figos por cima.
Nota: esta torta fica bem melhor quando feita com antecedência. Um dia antes faça a massa e o recheio e guarde tudo na geladeira. Monte 1 ou 2 horas antes de servir. Mantenha a torta na geladeira.
Olá, onde compraste esta forma?
A torta ficou maravilhosa.
Diferentes esses figos dos que temos aqui no Brasil. Parecem ser mais firmes.
Eu fico louca de gula quando olho para figos. Mas estes figos vermelhinhos deixam-me fora de mim… a subir as paredes e a suplicar por um figo destes. Hummmmm….
Coisa mais bonita a sua torta!
bem… hoje foi dia de figos nas nossas cozinhas, certo?
essas fotos estão lindas.
Que alegria ver aqui a receita da querida Pipoka.
Essa tb está na minha lista, pois fiquei fascinada com a massa.
Ainda este fim de semana corri tudo (em companhia de boas amigas) à procura de uma forma de tarte rectangular. Agore olho para a foto e vejo a tarte tal qual a imaginei, que linda!
Beijo grande
Ah, Sô Dona Pipoka e Dona Fejoca não falham! Só tenho ouvido maravilhas desta tarte, estou capaz de me render aos figos verdes. 😉
Os figos são bonitos, bonitos e a forma é adoravelmente gorgeous!
Bj grande
Adorei seu blog! Suas fotos sao lindas e a comida me da muita fome!! E uma tortura, porque cozinho muito mal e usa ingredientes que nao tem aqui no Brasil.
Beijos da Rio Gringa!
riogringa.com
Que bom aspecto!
O seu blog, só dá vontade de ír para a cozinha fazer imensas coisas!
Linda,
Ficou linda a tarte (a sua árvore de ninguém dá uns figos gorduchos e lindões, já a minha é mais low profile). Espero que tenha gostado (comeu essa toda sozinha ou dividiu com alguém?)
Vc é que é uma querida… minha musa inspiradora (hehehe)!
beijo enorme
P.S. – gostei da dica da comentadora anterior de pincelar com redução do vinho do Porto…anotei.
Adorei! Ando a procura de uma torta de figo PERFEITA há tempos, esta parece linda e gostosa, e eu amo mascarpone.. Farei logo! Um beijo,
Que tortura não poder devorar esa torta agora! Eu acrescentaria o seguinte: pincelaria os figos com uma redução de vinho do Porto. Delícia!
Deliciosa, vou ter que preparar essa torta sem adaptacoes,
Beijos,
Maria