Uma das grandes frustrações da minha carreira na cozinha é não ser boa fazendo sobremesas. Mas sou persistente, não desisto nunca e estou sempre tentando melhorar. Só que muitas vezes sinto um desânimo enorme. Quando a empreitada termina em êxito, é motivo para comemoração. Mas raramente eu celebro a boniteza do resultado. Minhas sobremesas, apesar de ficarem comíveis, nunca ficam bonitas como eu desejaria. Então fui fazer essa sobremesa linda da Deb do Smitten Kitchen e quando olhei a minha e olhei a dela, fiquei irritada com a minha total falta de jeito. Mas tudo bem, me conformei porque todo mundo que comeu a torta gostou. É uma sobremesa bem refrescante, pois é servida gelada e com a fruta fresca, só a massa que é ligeiramente assada. Ótima também porque economiza forno nos dias quentes. E deve ficar muito boa com outros tipos de frutas.
Torta de nectarina com queijo mascarpone [minha versão]
Para a massa:
37 gingersnap cookies ou outro tipo de bolachinha interessante. Eu usei umas suecas com sabor de capuccino que estavam encalhadas. São mais ou menos 9 ounces ou 250 gr ou 3 2/4 de xícaras de bolacha.
6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida.
Para o recheio
1 porção de 8 ounces ou 230gr de queijo mascarpone
6 ounces ou 170 gr de cream cheese em temperatura ambiente
1/4 xícara de sour cream
1/4 xícara de açúcar
1 colher de chá de raspas de casca de limão [amarelo]
1/4 colher de chá de extrato de baunilha
Para a cobertura
4 ou 5 nectarinas descaroçadas e cortadas em fatias
1/4 xícara de geléia de pêssego * eu não usei
Faça a massa: Pré-aqueça o forno em 350°F / 176ºC. No processador coloque as bolachas e moa bem. Vá acrescentando a manteiga derretida até formar uma massa bem úmida. Forre uma forma de fundo removível com essa farofa. Asse por uns 8 minutos, ou até a massa ficar mais escura e mais firme. Remova do forno e deixe esfriar completamente.
Faça o recheio: Bata todos os ingredientes vigorosamente até obter um creme bem liso. Espalhe sobre a massa já assada na forma. Leve para gelar por pelo menos 2 horas.
Faça a cobertura: Espalhe as fatias de nectarina sobre o recheio, pincele com a geléia aquecida. Sirva ou refrigere por até 6 horas.
Pois é Fer. Eu também concordo com algumas comentadoras que referiram que está bem bonita! Abri a página do Smitten Kitchen (do qual também gosto) e não achei que estivesse assim tão diferente da sua torta! Talvez porque tem o brilho da geleia, possa parecer mais profissional mas de resto, o que eu dava para uma fatia dessas! Não tenho muito o hábito de fazer tartes (em PT chamo-lhes tartes) mas, esta está sem dúvida bem apetecível para uma refeição de Verão!
Beijos
pois eu achei a sua torta muito mais bonita 🙂 e a foto também. só posso sonhar com o gostinho maravilhoso que devia ter.. hmmm
Fer:
Também não sou nenhum pouquinho habilidosa pra fazer tortas, bolos confeitados e essas coisas que pedem habilidade motora mais fina. Sou uma canhota realmente desastrada para isso.
Pelo menos você tira fotos muito melhor do que eu.
Um beijo.
Olá,
Minha esposa achou seu blog (ela é expert em blogs rs*) e me recomendou a leitura. Realmente adorei!
Adoro cozinhar mas morar em SP deixa a gente sempre com pouco tempo, muito barulho, muito trânsito… Mas me empolguei, espero em breve organizar melhor minha cozinha, limpar todos meus apetrechos, montar uma micro horta em casa ( apartamento… apertamento…) e trazer de volta os amigos para uma boa refeição.
Para estrear fiz mufins de chocolate com meu filho de 3 anos e vi que não perdi a mão!
Continue com este blog delicioso! parabéns!
Olá,
Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, acesse: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/
e veja como fazer.
Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Central do Cerrado, Comadre Fulozinha etc.
Abraços,
Equipe Slow Food Brasil
Fer querida, sua modéstia nem me impede de ver a beleza de seu prato.
Já está mais do que na hora de ir melhorando a auto estima em relação à cosmética de suas sobremesas. Se já sabemos que arrasa no conteúdo, no dizaine, a beleza está a olhos vistos.
bj
vou ficar dias saboreando e lendo, saboreando e lendo, saboreando e lendo…
Olha eu não vi a outra, mas essa que estou vendo está com uma cara ótima e estou aqui morrendo de vontade por um pedaço.
Além de linda, o sabor deve ter sido incrível.
Ah, ta linda sua torta tbem vai Fer! Eu gostei!!
Devia estar uma delicia, marcarpone + frutas… yum!
Ana
Adorei esta tarte!!
Tem um aspecto maravilhoso aliás, como todas as suas receitas!
Obrigada pela partilha!!!
**
Gingersnap?! Nunca usei usei outro tipo de biscoito para fazer base de torta (só aqueles básicos, inglês, maisena, Maria…). ótima dica!
bjoca.