Estamos na temporada do alho verde ou alho de primavera. Já estou com uma quantidade razoável deles na geladeira e quis fazer uma receita bacana. Primeiro preciso descrever o alho verde, que é o alho num estágio médio de maturidade. O alho verde ainda não tem os dentes, é apenas um bulbo e lembra muito visualmente uma cebolinha. Mas de cebolinha ele não tem nada. O alho verde é poderoso. Ele não tem o mesmo cheiro do alho comum, que apesar de forte ainda é suave perto da sua versão verdolenta. Pode ser que seja apenas o meu nariz ultra-super sensível, mas o cheiro do alho verde arde e domina. Trazendo a cesta no porta-malas, o carro ficou todo empesteado. Acomodados em sacos plásticos, o odor tomou conta da geladeira. Piquei em rodelinhas e enquanto esperava para fazer a receita, a cozinha ficou inteiramente dominada pelo cheiro fortíssimo do alho verde. Ele não é de brincadeira. Mas cozido, ele se transforma e completamente domado pelo calor mostra toda a sua docura.
Fiz uma pasta bem simples. Usei a genovesa trofie, que são parafusinhos enrolados a mão, bem pequenos. Cozinhei em bastante água e sal e uma folha de louro. Piquei o alho verde e um punhado de cogumelos comuns. Quando a pasta estava al dente, escorri e na mesma panela coloquei bastante azeite e refoguei o alho verde e depois os cogumelos. Adicionei sal e pimenta a gosto, joguei o macarrão, mexi para incorporar e juntei uma mistura de queijo asiago, fontina e parmesão. Só isso.
Fer…que delícia deve ter ficado!!!! Eu gosto de fazer quiche com o alho, presunto magro picadinho….queijo…fica bom!!!!Beijos
Fer, fiz os Lemon Squares. Gostei, mas tenho um porém: fica bem forte mesmo o gosto de limão? Da próxima vez vou colocar um pouquinho menos…
Adoro seu blog.
Beijinhos
Pelo que eu entendi, este alho é um estágio de crescimento do alho comum mas o gosto é mais suave ? Dá pra fazer conserva ?
Não vou nem falar das fotos !!!!
adorei sabre mais do alho verde(alias ate entao desconhecido) e essa pasta parece otima! bjs
Achoq eu vou plantar uns alhos no vaso, só pra poder fazer essa sua receita, hehehe :o)
Beijos procê!
Ai Fer, que delicia, amei sua receita!
Adoooooro alho, coloco dentes e mais dentes nas minhas comidinhas (se eh also so p/ mim entao vao la uns 4 dentinhos de alho saltitantes p/ a panela!).
Mas ainda nao experimentei esse alho verde, se ele eh mais “garlicky” do q o normal entao eu vou amar!! (eu sempre adoro o alho q minha mae compra no Brasil, pois eh daqueles roxinhos e tem mais gosto de alho ainda do q eu compro aqui – q eu acho fraco demais).
Tem uma receita de sopa no livro “Supernatural Cooking” (q eu sei q vc tem tbem!) q usa um tipo diferente de garlic, mas se nao me engano chama “garlic scapes”… seria a mesma coisa do green garlic? esse scapes eu tbem nao conheco.
Beijos!
Ana
Que comidinha mais boa de boa e nutritiva Fer!!! Adoro suas fotos e suas receitas,pena não encontar aqui os ingredientes que tu usa. Beijão
uhmmm ,que delícia, esta massa lembra de longe os spätzle alemães porém estes são menores,beijo!
Que delícia! O alho verde pela foto, parece ser o alho-poró…
Beijos
Essa massa é um luxo, nunca a vi por aqui mas já a conhecia só assim, por fotos em receitas.
Bj
Oi Fer, delicias as suas receitas sempre,ne?
Vou fazer o tagliarelle com alcachofras,e a sopa de cenoura, entre outras, ehehehehe…
Obrigada pelas receitas,ideias e fotos.
Boa semana pra vc e sua familia.
Amo quando vc poe fotos dos seus gatos-fofos.
Beijos…tchauuuuuuuu