O esquema do jantar estava atrasado e alguém encostado na bancada me olhava com cara de quem estava com pressa de comer e voltar logo para suas papeladas. Eu só queria pôr um fim nas atividades do dia na cozinha e o único pensamento que me vinha era o de um couscous. Um treco fácil e rápido, ferve um caldo, joga lá, tampa, mexe, pronto, serve! Juntou-se a isso o drama de ter três maços de espinafre aboletados na gaveta da geladeira por ordem de chegada, ou melhor, de seniority. Nem acreditei quando no final de alguns minutos eu tinha um prato completo sendo servido para o jantar.
Numa panela pequena, coloque 2 xícaras de caldo de legumes para ferver. Noutra panela larga e rasa refogue cebola ou cebolinha picadinha no azeite. Eu usei três ramos de alho verde. Junte ali as folhas de espinafre lavadas, bem escorridas e picadas grosseiramente. Deixe murchar bem. Tempere com sal. Junte 1 xícara de couscous. Desligue o fogo. Mexa bem o couscous e o espinafre, então junte o caldo de legumes. Mexa rapidamente, tampe a panela e deixe descansar por uns minutos, até o couscous absorver todo o caldo e ficar macio. Mexa bem com um garfo. Salpique lascas de amêndoas torradas no forno ou numa frigideira no fogo. Sirva quente, morno ou frio.
Oi,
Descobri seu blog há pouco tempo e devo dizer que AMEI. Já vi que vou ter que tirar um dia pra ler inteiro. Essa receita me inspirou a criar uma versão um pouco diferente… No meu eu usei cebola roxa no começo, coloquei tomates cerejas além do espinafre e um pouco de smoked spanish paprika (pimentón de la vera). Adicionei o pine nuts & chives no final… Ficou bom mesmo!
Fer, não sei se você leu mas a Nina Horta fez uma bela coluna na Folha sobre o couscous “marrequinho”. Dá uma passada no Come-se que a Neide postou o texto !
Eu vou começar a copiar e colar os meus comentários aqui neste blog. Afinal eu SEMPRE preciso dizer que as fotos estão maravilhosas, o texto sensacional e que eu saio com fome. Hehehe.
Adorei a receita.
Otra cosa, manda um email pra gente lá no destemperados arroba gmail ponto com, pra gente te mandar os guias da Serra Gaúcha. Vai ser um prazer enviar pra ti.
Grande beijo
Diego
Minha mãe descobriu o couscous outro dia. ela nunca havia visto preparar, disse; nossa, é só isso! Fica tão bom! Como vc nunca me disse q era tão fácil! rsrsrs
bjo.
Minha mãe descobriu o couscous outro dia. ela nunca havia visto preparar, disse; nossa, é só isso! Fica tão bom! Como vc nunca me disse q era tão fácil! rsrsrs
bjo.
Eu não bebi demais, né ? Os comentários estão todos duplicados !! (rsrs)
E não vou nem citar as fotos pois estão de babar… Quanto ao couscous, eu tenho um livro sobre a comida marroquina que ensina o jeito que eles fazem e é completamente diferente de somente hidratar como nós fazemos ( se bem que bem menos prático também !). Ele hidratam o couscous com o vapor dos diferentes caldos e vão de quando em quando, acrescentando manteiga. Fica um espetáculo ! Iguais as tuas fotos ( lá vou eu de novo ….)
aceita mais uma para jantar? estou indo….
Parece gostoso e saudável – gostei!
aceita mais uma para jantar? estou indo….
Parece gostoso e saudável, Fer. Gostei!
Adoro comidinhas rápidas que são deliciosas. Como o caso de couscous com legumes.
Linda a tigela
Votos de uma viagem fantástica, e que breve nos possamos cumprimentar pessoalmente
Achei teu blog fuçando em links de “blogs alheios”. 🙂
Que boa surpresa, adorei tuas dicas!
Achei teu blog fuçando em links de “blogs alheios”. 🙂
Que boa surpresa, adorei tuas dicas!