Eu sou desorganizada, atrapalhada e distraída. Mas não sou uma pessoa que desiste fácil. Isso pode ser uma coisa boa, pois nem pensem que eu joguei a toalha com relação à aquela torta de figos esturricada. Vi novamente figos frescos pra vender no Farmers Market e pensei—desta vez vai ou racha! Decidi tentar de novo. E por que não?
Na minha opinião de palpiteira, a receita original tem algo errado nas medidas. A massa quase que não dá pra cobrir a forma de 9 inch/22 cm. E o recheio simplesmente não cobre a forma desse tamanho. Então eu dobrei o recheio. E cuidado com a massa, não faça antecipadamente e deixe na geladeira como uma típica paté brisée. Se deixar na geladeira muito tempo antes de abrir, ela vira uma pedra. Faça e use imediatamente.
Fresh Fig Tart with Orange Flower Custard
Massa:
1-1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
4 oz/ 1 xícara/ 8 colheres de sopa de manteiga gelada em cubinhos
1 colher de chá de água gelada — ou o quanto baste para dar formato na massa
Misture todos os ingredientes com dos dedos ou no processador até ficar uma farofa. Acrescente a água para formar uma massa uniforme. Forme uma bola, cubra com plástico e deixe na geladeira por 15 minutos ou use imediatamente. Abra e forre uma forma de 9 inch/22cm com ela. Ponha a forma no congelador por 20 minutos. Asse em forno pré-aquecido em 400ºF/205ºC até a massa ficar levemente dourada.
Recheio:
2 gemas de ovos
1 xícara de creme fraiche ou sour cream – usei o creme fraiche
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de chá de água de flor de laranjeira
Misture todos os ingredientes com um batedor de arame. Coloque os figos frescos cortados ao meio na forma com a massa assada. Despeje o creme entre os figos. Salpique com lâminas de amendôa torradas [minha idéia, não estava na receita] e asse por uns 20 minutos no forno em 400ºF/205ºC, até o creme ficar dourado e meio firme. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme, se usou uma forma de fundo removível. Sirva morna ou fria. Não fica uma torta muito doce.
ai Fer, que delicia! aprendi a gostar de figos há poucos meses e acho que me converti rapidamente em uma viciada 🙂 agora, me diz, como pode essa gente fazer tanta embalagem linda? cada vez que vejo as suas fotos com essas caixas e rotulos, quase caio pra trás, voce tem coragem de jogar fora? se eu morasse aí acho que ia colecionar um monte delas!
Menina, ando com figos na cabeça e essa torta me instigou!!!!!!!
ah ela fica com aparencia bem apetitosa, pena que nao vejo mais figo por aqui ! bj
Fer, eu já sabia disso!!! estava só esperando e olha só o resultado… perfeita!
bj
Mas que pecado!
adoro quando você faz essas tortas parecerem tão simples, no entanto tudo é tão delicado: flor de laranjeira…creme fraiche…figos…lâminas de amendôa torradas.
Fala sério, tu é biscoito fino!
Ficou linda!
Já da outra vez tinha gostado dos ingredientes, aposto que é divinal!
Beijocas
Nossa! Ficou linda!
Oi Fer,
descobri seu blog ha pouco tempo atras e tenho passado sempre por aqui. Eu, como vc, tb moro na California (em Berkeley). Meu marido tb é brasileiro, e minha gata é americana e adotada de uma foster house.
Queria saber como vc faz com seus gatos qdo vai pro Brasil. Ja tentei varias coisas, umas funcionaram, outras nao. Fora a grana que eu gasto pagando gente pra tomar conta dela por 7/8 semanas.
Vc conhece alguem legal pra tomar conta dela? Tem alguma outra ideia?
beijo, Maryanne
Fer, você nunca vai me convencer que você é desorganizada 🙂 A torta é linda, de dar agua na boca. Me mudei no final de semana e me lembrei de você por causa dos sachês de lavanda que ainda sao muito cheirosos e ja estao la no meu “guarda-roupa” 🙂 Beijocas.
Eh isso ai Fer! Tem q ser persistente. Parabens, ficou linda sua torta!!
Ana
Eu adoro figo.
Adoro torta.
E adoro vir aqui.
A única coisa a lamentar, é que a gente (ainda) não come fotografia!!!
Bjs./
A foto confirma, ficou demais!
Beijinhos,
Esse não desistir é certamente um dos ingredientes de sucesso dessa Chucrutaria aqui!
Parabéns pelo aniversário!!!!
Beijão!!!!
Isso, mesmo Fer, não desista de nada, você é muito talentosa. A foto está magnífica e o sabor deve estar indescritível!
ainda bem que tentou novamente, não há nada como não desistir… e no seu caso valeu bem a pena tentar de novo
que bom que nao desistiu pq essa está com um aspecto bárbaro! bjos