Receita da Gourmet de novembro 2007 que foi um total sucesso de público e crítica no nosso almoço de sábado. Ela faz parte do menu vegetariano de Thanksgiving publicado nessa edição da revista. Serve oito pessoas.
1/3 xícara de sementes cruas e verdes de abóbora – pepitas
1/3 xícara, mais 2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de sherry – jerez
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de mostarda granulada
4 xícaras de verdes picantes como agrião e rúcula
4 xícaras de frisée – French curly endives
* eu usei rúcula, alface e mâche
250 gr de queijo manchego cortado em fatias bem finas
8 pêras pequenas – Bartlett verde ou vermelha
Frite as sementes cruas da abóbora numa colher de sopa de azeite numa frigideira pesada sobre fogo médio, até elas começarem a ficar amarronzadas. Retire, coloque em folhas de papel para enxugar o óleo—se quiser pode somente tostar as sementes, sem o azeite, que deve ficar também muito bom.
Prepare o molho, misturando a mostarda, mel, sal a gosto, o vinagre e o azeite. Bata bem com um batedor dev arame até ficar bem emulsificado.
Prepare os pratos, colocando a mistura de verdes, coloque as fatias de queijo manchego e fatias de pêra. Tempere com o molho e salpique com as sementes de abóboras tostadas.
Hummmmmm, deu agua na boca. Parece deliciosa e tem uma cara de falll… adorei!
Ana
Belíssima salada. Como a minha esposa adora quinua, está mais do que anotada. Será devidamente executada o mais breve possível. Esta endívia é endívia mesmo, né !
E já na minha praia, as tuas fotos estão estupendas !
Que salada deliciosa!
Oi Fer, obrigada pela recepção. Fui recepcionada também por um frio miserável e uma gripe logo de cara…
Será que você poderia me mandar seu endereço, para que eu possa enviar um presentinho que trouxe da China?
Beijos, Lud
Imagino o sucesso, so tem coisa boa nesta salada ! bjs
Que salada linda, a julgar pelos ingredientes deve ser mesmo uma delicia.
Esse molho de mostarda, mel e Jerez Hum… nham, nham!
Beijocas
Hmmmm saladinha é tudo de bom!!!Boa idéia pra segundona!!!Ótima semana!!!
Hum….Que bom!!!
Bom aspecto, não lhe falta! Linda! Sabe que onde moro, em Portugal, nunca vi rúcula à venda (se calhar também não procurei). Não é algo que se veja com frequência. Mas em Itália, não resisti a provar uma saladinha com rúcula e adorei. Gosto do crocante das folhas e do sabor. Experimentaria esta salada, se tivesse os ingredientes por aqui. :o)
Beijos!
salada é tudo que desejo neste calorão do sul,beijo!
Está um arraso esta salada, com sementes de abóbora (ainda tenho um resto das que utilizei para o pesto!) e rúcula (vou usar rúcula selvagem, que tem um travinho picante)…e o tempero?! Uma maravilha…assim meio agridoce.
Fer não tinha como a crítica não aprovar essa belezura! só coisa boa..ai como amo mache e é tão dificil achar por aqui…somado as outras maravilhasosas, peras, queijo, sementinahs crocantes, e molho especial..fazendo uso de uma expressão usada por vc: só poderia dar bossa!!
bjos