Essas cenas são do filme The Wedding Night de 1935, com um dos meus atores favoritos, Gary Cooper. O diretor King Vidor ganhou o Oscar de melhor diretor do ano por esse filme, que tem uma história muito fofa, apesar do final extremamente broxante [o Código, que moralizou Hollywood, já estava em vigor]. Gary Cooper é um escritor novaiorquino passando por uma fase ruim. Ele vai para Connecticut, tentar escrever um livro e fica na casa que herdou no meio dos campos de tabaco. Lá ele conhece a filha de imigrantes poloneses, Anna Sten. Ela leva para ele toda manhã o leite que ela mesma tira da vaca. Acaba fazendo também uns trabalhinhos domésticos pra ele, depois que o serviçal chinês o abandona e volta para New York. Os dois se apaixonam, la-di-dah, mas o problema é que ele é casado e ela está prometida em casamento para um amigo da família. O filme tem muitas cenas com comida, quis comentar todas, mas resolvi me restringir à apenas duas.
Na primeira, Cooper é convidado para jantar com a família polonesa, que incluí também os amigos. Os adultos sentam e comem, liderados pelo patriarca. As mulheres servem e sentam-se à mesa por último. As crianças esperam sentadas num banco duro e sentam-se à mesa para comer as sobras quando os adultos terminam—achei isso o cúmulo da crueldade. Na mesa se vê o pão e o vinho. O prato principal é a sopa de ameixa seca [prune soup]. Cooper leva a primeira colherada à boca com uma certa relutância. Depois declara aliviado—é muito boa!
Na outra cena, Cooper se vê sozinho na casa gelada e tenta acender o fogão para fazer o café da manhã. Reparem no fogão! Anna chega trazendo o leite, acende o fogão pra ele e prepara panquecas e café. Ele devora as panquecas com maple syrup enquanto ela bebe o café com leite às colheradas, enquanto conversam. Um amor de cena!
Fui procurar pela receita de sopa de ameixa seca e só achei essa, que é mais um cozido e de origem alemã. Mas fica aqui, caso alguém queira tentar.
Grandma’s Prune Soup
1 quilo de carne para assar
Sal e pimenta a gosto
Caldo de carne
4 batatas descacadas e cortadas em quatro
1 cebola média picada
1 xícara de ameixas secas cortadas em quatro
1 xícara de uvas passas
Vinagre de maçã
Lave a carne e coloque numa panela grande e cubra com água. Adicione o sal e a pimenta. Cozinhe a carne em fogo alto até a água começar a ferver. Abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por duas horas até a carne ficar bem macia. Remova a carne do caldo e coloque numa travessa para esfriar. Remova a gordura do caldo. Reserve 1 litro desse caldo. Se não for suficiente, adicione caldo pronto de lata ou caixinha. Corte a carne em pedacinhos. Coloque a carne de volta na panela com as batatas, cebola, ameixas e passas. Adicione o caldo para manter sempre o mesmo nível de liquido na panela. Cubra e cozinhe por uma hora. Ajuste os temperos. Sirva em tigelas com um pão rústico. Use o vinagre como condimento. Experimente com outros vinagres, como o de pêra ou o balsâmico.
fiquei curiosa com esta sopa ! bjs
Fer, nunca vi o filme e muito menos havia ouvido falar nessa sopa. Parece interessante, não? Dê uma olhada nesses sites:
http://www.sofeminine.co.uk/w/recipe/r423/vegetable-and-prune-soup.html
http://recipes.lovetoknow.com/wiki/Portuguese_Soup_Recipe
E ainda vi essa receita:
Aash-e Aaloo
Ingredients: (4 servings)
basmati or long-grain rice, 100 grams
herbs (parsley, mint, coriander, spring-onion ends), 500 grams
ground lamb or beef, 250 grams
pitted prunes, 300 grams
onions, 4 large
cooking oil
salt and pepper
Directions:
Soak prunes in warm water for two hours. Peel and slice two onions and fry in oil until slightly golden. Make ground meat into 2 cm balls and fry with onions until colour changes. Add 3-4 glasses of water, and bring to a boil.
Finely chop herbs. Wash rice once with warm water. Add herbs, rice, prunes (including the water it was soaked in), salt and black pepper to meat balls. Mix well and cook over medium heat for about 20 minutes.
(http://www.persianmirror.com/cuisine/soups/soups.cfm#aaloo)
Vais experimentar?
Beijos!
Adorei!A sopa cai muito bem para o friozinho que esta fazendo aqui no Rio,coisa rara!
Gosto muito de filmes antigos, e tb sou fã de Cooper, diverti-me muito com as fotos e os seus comentários. Beijocas. (P.S. Veja história da minha loiça nos coments do caril.)
Acho que você passaria horas conversando sobre filmes antigos com meu marido. Ele também é aficcionado. As fotos são lindas. Beijo.
Well, o filme eu pego, a sopa eu passo!
🙂
Beijos!!!
Olá…
Estou de volta!
Obrigado por manter o Toque Blanche na lista!!!
Seu site continua ótimo!
Abs./
Giácomo
Nunca vi este filme, vou procurar na locadora… bjo!
Não vi este filme mas as cenas que vc postou são lindas de morrer….e o Gary Cooper de arrasar qualquer coração!!!!!!