A presença de um maço de chinese long beans [vagens] na cesta orgânica e a temperatura de 37ºC no final da tarde me fizeram optar por preparar uma salada que eu considero uma das receitas mais versáteis e robustas que habitam o reino das comidas frias. A salada Niçoise pode ser preparada de inúmeras maneiras, variando os ingredientes conforme a criatividade e a disponibilidade. Ela é um prato que vira e mexe acaba na minha mesa, dominando solitária, pois a Niçoise nem precisa de acompanhamentos. Para dias quentes ela é perfeita, pois alimenta sem pesar. Uma das suas variações já esteve por aqui. Nesta, já mudei alguns ingredientes. Usei:
Batatas cozidas;
Ovos cozidos,
Vagens chinesas cozidas no vapor;
Atum da melhor qualidade temperado com azeite, limão e ervas provençais;
Tomate cortado ao meio, sem semente, frito ligeiramente em azeite;
Pimentão vermelho cortado em tirinhas bem finas e temperado com azeite e vinagre xerez—jerez ou sherry vinegar;
Azeitonas pretas;
Figos secos cortados ao meio;
Salpiquei ervas provençais no tomate frito e reguei a salada com uma vinagrete de limão verde. Salpiquei flor de sal. Fiz duas fatias de pão tostado pra acompanhar, mas nem precisava. Só a salada seria suficiente.
Fer, que prato simples e lindo! Suas fotos e receitas me fazem ser uma pessoa melhor, quer dizer, fazem com que eu tenha VONTADE de comer vegetais e não sinta apenas obrigação.
beijo!
ai, que fome.que prato lindo.
Fer, querida. Estava aqui pensando que bom era ter o Chucrute com tantas informações que, sem exagero, renderam um monte na minha mesa. E coisas como essas, sobre os tomates… É tudo muito bom de se ter registrado. Daí me lembrei que, sei lá! Ter na internet só é arriscado. De repente posso não ter a rede disponível, só pra não encompridar a listagem de urucas. E então, finalmente, pensei como seria MARAVILHOSO poder contar com a opção do livro do Chucrute! Por que vc não faz? Aposto como não faltaria editora! Ou vai ver vc já está em negociações. Se estiver, pode ter certeza que eu vou estar no páreo da primeira compradora.
Que prato lindo! Abriu meu apetite.
beijos
Fe, isso é tortura (às 12h23) pertinho da hora do almoço. Eu atacaria esse pratão espetacular de sua Niçoise em 2 tempos.. hehe.. Foto linda, como sempre.
beijocas
Ai, que vontade! (E ainda são dez da manhã!)
Que agradável visão! Maravilhosa apresentação!
Que delicia de salada, estou a morrer de inveja das vagens, encontro-as tão raramente. Beijocas.
Realmente é uma salada bem encorpada, mas eu não dispensaria os pãezinhos tostados não. A foto ficou bem legal e a arrumação do prato convida a uma boa e demorada degustação.
Até
Alessander Guerra
http://www.cuecasnacozinha.blogspot.com
Essa sua salada está fabulástica, tão linda tão liiiinda que me deu vontade de atacá-la. 🙂
Realmente as coisas mais simples são sempre as melhores,e então com ingredientes de qualidade como esses nem se fala!
Adorei sua mesa! :)))
Bjs
Hoje também me bateu um desejo incontrolável de comer uma salada só com cozidos, fui catando tudo que trouxe da feira orgânica do sábado e montei um pratão,coisa bem boa! Ficou bonitona Fer,beijo!
Ai que lindo seu blog, adorei! Vou te linkar lá no meu, assim não te perco, obrigada pela visita! Um beijão.
É realmente uma refeição completa.
Sua salada e’ de arrepiar de tao convidativa!
mas devo dizer que ando mesmo e’ apaixonada pelas suas loucas, tao lindas! Tao variadas….
imagino que manter um blog seja uma desculpa e tanto para comprar mil tigelas, pratos, de todos os formatos e cores… 🙂
Oi Fer, eu gosto de comer sladas assim tão elabordas, cheias de bons ingredientes….por qui está voltando a esfriar à noite, então ainda estou na época da sopa no jantar…bjo!
Fezoca, vou adicionar seu site lá nos meus links, assim não te perco mais. E, por favor, não me torture com ingredientes que não existem aqui no interior.
bj
Salada niçoise… Gosto tanto! 🙂
Beijão.