O rolo de phyllo pastry [massa folhada estilo grega] estava descongelado na geladeira há semanas. Um rolo de queijo de cabra implorava para ser usado urgente. Chegou espinafre fresco na cesta—folhonas enormes e verdolentas, uma overdose de clorofila. Resolvi juntar esses três ingredientes numa torta. Missão: jantar. Dificuldade: média. Primeiro prepare o recheio, pois ele deve estar frio quando for colocado na massa. Eu refoguei um scallion [cebolinha], parte branca e verde num tanto de azeite. Use cebola, se nao tiver scallion. Joguei lá as folhas de espinafre lavadas, escorridas e picadas grosseiramente. Refoguei só até as folhas murcharem. Acrescentei sal marinho grosso, pimenta do reino fresca, um punhado de pistachos moídos [use nozes, pinoles, amendoas se tiver e quiser] e acrescentei o queijo de cabra [use feta se tiver e quiser]. Abri a massa. Se não tiver a phyllo, qualquer uma folhada serve. Com a phyllo é importante pincelar muito bem cada folha com manteiga derretida. Forre uma forma grande com parchement paper, vá colocando as folhas da massa e pincelando uma por uma com bastante manteiga—saravá, Julia Child! Não sei se fica tão bom se substituir a manteiga por óleo vegetal em spray ou outra coisa menos calórica. Manteiga é manteiga, não há substituto! Quando terminar as camadas, coloque o recheio sobre a massa, dobre como quiser [eu sou péssima nisso, minhas tortas sempre ficam feias] e asse em forno pré-aquecido em 350ºF/180ºC até a massa ficar dourada e crocante. Sirva frio, que eu acho que fica mais gostoso.
Adorei a receita, vou sair agora mesmo é comprar os ingredientes que me faltam!!!
Sua receita é perfeita!!!
Já usei ricota numa parecida com a sua!!!
Sucesso nas receitinhas!!!
Beijos
Que torta bonita, deliciosa!
Eu faço essa torna direto – acho que é influência da minha land lady grega – e sempre uso azeite de oliva e uma colher de sopa de óleo de girassol. Nunca pensei em usar manteiga…
Às vezes coloco abobrinha ralada e um pouco de ricota, fica gostoso também.
Fer pára de bobagem porque sua torta ficou linda… e olha tem um substituto pra manteiga derretida…o resultado é tão bom quanto…use ou gemas btidas com um tiquinho de agua ou ovos inteiros….dá o mesmo resultado!bjos
A phyllo é calórica não é não? Mas comemos pequenas porções… então… não faz mal.. heeheh
Fer, eu adoro receitas que levam espinafre e geralmente levam algum tipo de queijo também, mas outro dia li que se consumirmos o espinafre junto com derivados de leite, a verdura perde todos os seus nutrientes. Vc sabia disso?
Beijos
Feeeer, que delícia!!!
Entra lá no http://www.destemperados.com que também criamos ontem um marcador “destemperados at home”. Tem uma receitinha bárbara!!!
Bjão, Diogo.
Transmissão de pensameto ou o que? Ontem fiz panquecas de queijo minas, cream cheese e espinafre. Ficaram boas de lamber os beiços!!
Fer, outro dia também fiz aquele pão de banana seu. Menina, nem te conto o sucesso. Que delícia!
Um grande abraço!
oi Fe, ai que torta linda E deliciosa!! amo espinafre com queijo!!!
beijocas
Se você é péssima nisso e suas tortas saem feias, então nessa você errou a receita pois está linda e apetitosa. Já estou querendo que chegue sexta para pegar meus orgânicos e ver se vem espinafre! rss. Bjs! :p
Feia nada, super apetitosa!
Fer, eu amei muito esta receita.
um beijo.
Oi Fer, amei essa torta, agora nas minhas crises vegan adoro tudo feito com muitosss legumes e saladas e frutinhas… beijinho
eita nóis, que agora babei nessa tortinha franca, ingredientes do bem, e se esse close não fosse tão bão, eu num ficaria assim com esse zoião arregalado e essa cara de fome diante da tela, paraaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Menina, vç me fez lembrar que tenho que fazer um recheio pra hoje e o danado tem que esfriar…Fui.
Ai, fiquei tentada! Tenho um pacote de massa phyllo no freezer q ta pedindo p/ ser usado. Minha ideia era algo assim, com espinafre e queijo… adorei a ideia do goat cheese, acho q vou copiar voce Fer!
Ana
Ai, meu Jesus Cristo! Agora você fisgou o meu ponto fraco: a-m-o a combinação de espinafre com queijo. Estou aqui me segurando pra não ter um troço diante da tela do meu computador. Dos deuses essa receita.
Nem imagina o quanto eu adoro essa especialidade grega! Que bom! 🙂
ooooi,
adorei sua torta de espinafre…
so’ pra meter o bedelho – funciona sim com olive oil instead of butter. Nao que eu seja butterphobe, mas nao tenho muita paciencia de derreter a manteiga. Quando e’ receita salgada, o olive oil funciona bem.
So’ que nao uso extra virgin, prefiro um pouco mais de suavidade.
Uma vez fiz uma torta improvisada mais ou menos como a sua, so’ que eu nao tinha nenhum tipo de noz em casa e coloquei uns tomates secos picadinhos.
keep those fires burning!
😉
S