Uma maneira muito simpática de preparar a erva doce [fennel]. Essa receita estava originalmente num cardápio com carne, mas ficou ótima também acompanhando um peixe. Faz uma salada bem crocante, apesar de ser cozida.
4 bulbos pequenos de erva doce cortados em fatias
Azeite extra virgem
Sal kosher
1 limão
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/4 ramo de basilicão fresco – eu usei orégano e salsinha misturados
1 pitada de pimenta vermelha em flocos
Coloque a erva doce num refratário e tempere com azeite e limão. Coloque no forno ou grill – usei o broiler do meu forno – e asse por 5 minutos, retire, vire as fatias e recoloque no forno por mais 5 minutos. Retire, tempere com sal, pimenta, ervas, azeitonas, mais azeite e mais suco de limão. Sirva ainda morna.
Na minha casa sempre teve pé de erva-doce, mas eu só tomava o chá dele, sempre quando tinha algum mal estar, e não conhecia seu uso culinário. Bjs!
Finocchio ! também usam disso por aí ?! é também muito bom cru.:-)
Yummy Fer!! Ha tempos nao como erva doce em salada..a sua (salada) esta linda!! Quase sinto a crocancia e o roasted dos fennels..que vontade!! again, Yummmmmm!!
Bjs
Bri
PS: desculpa o drooking no cantinho do post..hehehe
Fer como sempre suas receitas arrasam. Está linda!
fer,
na infância, todas as vezes em q eu estava pra ficar doente, eu sentia um cheiro muito peculiar na água. Uma espécie de aviso bioquímico. Qdo cresci reconheci esse cheiro como sendo o do aipo, da erva doce, do funcho, do aniz, do endro e de outras ervas aparentadas. Nunca soube explicar de onde tirei isso, talvez de outras encadernações, nas quais nem acredito. O fato é que nao vim com o dom de apreciar esses sabores. Ainda hj sinto esse aviso de desequilíbrio, no cheiro da água, por natureza, inodora… engraçado, né?
fer, gostei muito desta receita. e o site que colocastes no link tam’bem.bjcas