Li em algum lugar uma receita assim, de couve-flor com gorgonzola e fiquei bem animada, pois ainda tinha um buquê da couve que comprei para o risotto. Também tinha um tantinho de gorgonzola, que queria gastar, depois do trauma da abóbora! Não achei a receita, então foi sem mesmo.
Assei os floretes de uma couve-flor pequena regados com azeite em forno alto. Numa panela fritei um dente de alho num pouquinho de azeite. Juntei os floretes assados e 1 litro de caldo de legumes. Deixei ferver por uns minutos e então triturei a couve-flor dentro da panela mesmo, com o mini-mixer de mão. Voltei a panela para o fogo e acrescentei meia xícara de half-half [pode ser creme de leite fresco], o gorgonzola [que deu mais ou menos uma colher de sopa] e um cubinho de queijo brie que eu queria terminar. Deixei o queijo derreter, desliguei o fogo, coloquei sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Voalá! A sopa ficou cremosa com pedacinhos molinhos da couve-flor e como o gorgonzola desta vez foi discreto, o sabor predominante foi mesmo o do legume.
Fe, coincidentemente fiz sopa de couve flor hoje: couve flor e saffron.
Fe, coincidentemente fiz sopa de couve flor hoje: couve flor e saffron.
Fer, a última sopa de couve-flor que comi foi na casa da Cris, há algumas semanas. Estava DIVINA, acho que foi a melhor que já comi até hoje! Mas como também adoro gorgonzola, acho que deve dar um toque todo especial… Nham! ;o)
Fer vou guarda essa receita pros dias mas frios aqui. Sopa com friozinho é tudo!
se aqui não estivesse fazendo um calor senegalês eu faria essa sopinha hoje mesmo. deu água na boca! :o)
Oooi,
nao sei se foi aqui que voce viu
http://www.101cookbooks.com/archives/001549.html
mas eu vi… e “great minds think alike” porque foi o que preparei ontem a noite para nosso jantar de hoje!
que coincidencia!
Estou louca para chegar em casa e “indulge”
🙂
Fer,
Quando solteira, minha mãe fazia uma sopa-creme de couve-flor que era uma delícia! Agora te lendo aqui, fiquei com água na boca para experimentar essa. Acho que o paladar do gorgonzola, quando bem dosado, dá um toque especial aos pratos. Vai pra minha lista agorinha!
beijos,