Maharashtrian Goda Masala

Maharashtrian Goda Masala

Essa é a receita da família paterna [Maharashtrian] que a autora do Indian Instant Pot® Cookbook divide com os seus leitores. Esse masala é usado em muitas receitas ou apenas salpicado por cima de lentilhas, saladas, arroz. Usei esse masala para fazer um arroz, que vou publicar em seguida. Ele é uma mistura de especiarias, masa porque elas são todas tostadas no óleo tem que ser feito fresca e usada logo. É muito aromática.

1 colher de sopa, mais 3 colheres de chá de óleo vegetal
1/2 xícara de sementes de coentro
1/4 xícara de sementes de cominho
2 colheres de sopa de pimenta do reino inteira
1 colher de chá de cravos inteiros
3 paus de canela
1/4 xícara de flocos de coco seco, sem açúcar
1 colher de chá de sopa de sementes de gergelim
2 pimentas vermelhas secas

Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma frigideira e adicione as sementes de coentro, cominho, as pimenta do reino, o cravo e a canela. Cozinhe as especiarias até ficarem tostadas, mexendo sempre, por uns 30 segundos. Cuidado pra não deixar queimar. Coloque tudo numa travessa. Adicione 1 colher de chá de óleo e cozinhe os flocos de coco por 30 segundos. Remova para a travessa com as outras especiarias.Adicione outra colher de chá de óleo e toste as sementes de gergelim por 30 segundos. Remova para a travessa com o resto das especiarias já tostadas. Adicione a última colher de chá de óleo na frigideira e toste as pimentas vermelhas por 30 segundos. Transfira para a travessa. Deixe todas as especiarias tostadas esfriarem um pouco e então comece a moer, usando um moedor de café ou um processador de alimentos. Eu usei um moedor de café que não uso pra moer café, mas sim pra moer especiarias. Vá moendo aos pouquinhos até conseguir uma farofa fina. Guarde num vidro bem fechado num lugar frio e seco por até 2 meses.

Para limpar o moedor, moa pedaços de pão que vão limpar os cantinhos do moedor e formar uma farofinha de pão impregnada com o que restar das especiarias. Use essa farofa depois, pra polvilhar sobre um gratinado ou polvilhar numa sopa.

Deixe a sua pitada: