torta pudim de maçã
[com molho de caramelo]

Outro dia visitei uma fazenda de produtores de pera e maçã. Voltei com duas sacolas cheias de maçãs e peras fresquinhas. Coincidentemente minha cunhada tinha me contado que tinha feito uma torta de maçã deliciosa. Eu pedi a receita e ela mandou um link do Buzzfeed/Tasty Demais. Não sou muito fã desses sites que compilam material de outros. Mas fiz a receita, com algumas alterações. A receita faz o caramelo no microondas em 2 minutos e é claro que não dá certo. Tem que ser feito do jeito tradicional, na panel e no fogão. A temperatura do forno também era pra forno convection, mais comum na Europa. Fiquei um pouco tensa, achando que essa receita iria ser um desastre. Mas deu tudo certo e ficou bem gostoso. Com calda de caramelo, como pode não ser bom?

para o pudim:
450g de maçã
2 ovos caipiras
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 colher de sopa de manteiga derretida
3/4 xícara de farinha de trigo
Amêndoas laminadas a gosto

para a calda:
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de creme de leite

Preaqueça o forno a 356ºF/180ºC. Unte uma forma de pão com óleo vegetal e forre com uma folha de papel vegetal ou manteiga. Deixe uma aba sobrando dos dois lados, pra poder puxar o pudim na hora de desenformar. Fica mais fácil.

Descasque as maçãs e remova o miolinho e cabinhos. Corte em fatias bem finas [use um mandoline, se tiver]. Em uma tigela bata os ovos e o açúcar com um batedor de arame até a mistura ficar bem clara. Acrescente o leite e a manteiga derretida e misture bem. Peneire a farinha sobre a mistura de ovos e bata até incorporar. Acrescente as maçãs em fatias e mexa com uma espátula até todas as fatias de maçã ficarem cobertas de massa.

Salpique uma camada de amêndoas no fundo da forma preparada. Despeje a massa por cima e cubra com mais lâminas de amêndoas. Leve ao forno e asse por 40 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e desenforme, passando uma faca pelos lados da forma e puxando o papel pelas abas. Coloque numa travessa.

Faça a cobertura. Numa panela coloque o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo médio e deixe o açúcar derreter. Vá mexendo a panela devagarzinho, pro açúcar e a manteiga derreterem uniformemente. Quando o açúcar estiver todo derretido e com uma cor dourada, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e mexa bem com um batedor de arame. Coloque essa cobertura sobre o pudim. O restante coloque numa jarrinha para quem quiser se servir de caramelo extra.

Um comentário em “torta pudim de maçã
[com molho de caramelo]”

Deixe a sua pitada: