pizza rústica

pizza-rustica1.jpg

pizza-rustica2.jpg

Foi quase um choque descobrir que em certas partes da Italia existe pizza sem queijo! Quando vi essa receita quis fazê-la imediatamente. O Uriel ficou meio cético com a parte da ausência do queijo, mas eu estava confiante de que se os habitantes de Salento, em Puglia, fazem assim é porque deve ser bom. E bom foi pouco. Essa pizza fica sensacional. Melhor ainda no dia seguinte, se esquentar numa frigideira com tampa [no microondas fica uma molenguice, mas mesmo assim vale]. Vai bastante cebola e pouco tomate. E nenhum queijo! Para a massa fiz a receita que faço todos os sábados há muitos anos e que sempre dá certo. Ela faz duas pizzas redondas, pra essa pizza é so abrir dois retângulos.

para a massa:
1 xícara de de água morna
1 envelope [1 colher sopa] de fermento de pão
1 colher de chá de açúcar
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de farinha de semolina
2 xícaras de farinha de trigo

para o recheio:
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
3 cebolas médias, descascadas, cortadas ao meio e em fatias finas
1 pitada de sal
400 gramas de tomates pelados em lata
12 filetes de anchovas [aliche] escorridos
1/2 xícara de azeitonas pretas [kalamata] sem caroço

Faça a massa: coloque a água morna, o açúcar e o fermento numa vasilha e deixe descansar por 5 minutos, até formar uma espuma. Juntar o sal, o azeite, a semolina e a farinha de trigo e amassar bem com as mãos. Pode sovar, mas não precisa sovar muito. Cubra a vasilha com um pano e coloque num local escuro. Deixe a massa crescer por pelo menos 30 minutos ou por mais tempo.

Faça o recheio: aqueça o azeite em uma panela grande e junte a cebola com uma pitada de sal. Deixe cozinhar suavemente até que elas comecem a amolecer, mas não pegar cor. Em seguida adicione os tomates, quebrando com a colher quando estão na panela. Adicionar um pouquinho de água e cozinhe em fogo baixo-médio por cerca de 10 a 15 minutos ou até engrossar o molho de tomate. Retire do fogo. Quando a massa estiver pronta, aqueça o forno a 400°F/205°C. Divida a massa em duas partes iguais. Abra cada parte num retângulo o mais fino que conseguir, não tem problema se a massa se romper em algumas partes. Coloque a massa em uma assadeira forrada com papel vegetal. Espalhe a mistura de cebola e tomate uniformemente por cima da massa deixando uma borda de 1cm em volta. Coloque os filés de anchovas e as azeitonas sem caroço sobre a cebola, distribuindo uniformemente. Estenda o resto da massa por cima, puxando as bordas para fechar. Selar as bordas pressionando cuidadosamente. Faça furos no topo da massa com um garfo e leve ao forno por 45 minutos, ou até ela ficar bem dourada. Retire e deixe esfriar um pouco antes de cortar em quadrados e servir.

3 thoughts on “pizza rústica”

  1. Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há bastante tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um blog onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos em português) sejam de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, etc.
    Faço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.
    Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio e divulgo.
    (Todas as fotos publicadas no meu blog são minhas.)
    Estou em “Conchas e Búzios” (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).
    Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.
    Isabel Guerreiro
    iguerreiro2002@gmail.com
    R: muito obrigada, Isabel! irei visitar seu blog. :-*

  2. Fiz ontem para o jantar e como não tinha anchovas em casa substitui por champignon e salpiquei folhinhas de alecrim e um pouquinho de sal grosso sobre a massa da cobertura. Realmente deliciosa, não sobrou nada. Minhas filhas adolescentes disseram que fica melhor que pizza.
    Fer, obrigada por compartilhar suas receitas. Minhas filhas, por princípios humanitários, querem que nos tornemos vegetarianos e é aqui no seu blog que eu busco inspiração para esta mudança. Falta pouco…rs
    R: adorei, Tania! um beijo para todas vocês! :-*

Deixe a sua pitada: