torta de maçã sueca

swedishapplepie_8S.jpg
swedishapplepie_7S.jpg swedishapplepie_5S.jpg

Tivemos um domingo absolutamente agradável, tanto que pudemos almoçar, tomar o chá da tarde e depois fazer o lanche da noite no gazebo do nosso quintal. Até os gatos aproveitaram ao máximo o dia. O velhinho Misty veio tomar sol na porta da cozinha e até arriscou uns passinhos no quintal e o Roux passou o dia entrando e saindo por todas as portas que davam acesso ao quintal, fazendo caminhadas por entre as plantas e rolando e se espreguiçando no cimento do chão. Acho que ele nem dormiu nesse dia. Exatamente às 5 da tarde preparei um cházinho de capim-limão que servi acompanhado dessa torta de maçã sueca que preparei numa piscada.
7 colheres de sopa de manteiga
1/3 xícara de açúcar
1/2 xícara de amêndoas [ou avelãs] picadas
1 ovo caipira [usei o de pata]
1/2 xícara de farinha de amêndoa [pode ser também de trigo ou de arroz]
1 colher de chá de fermento em pó
Umas gotas de extrato de amêndoa [opcional]
1 maçã grande descascada e cortada em fatias
[usei a variedade Granny Smith]
Pré-aqueça o forno em 360ºF/ 182ºC. Na batedeira bata bem a manteiga e o açúcar até formar um creme. Junte os outros ingredientes e misture bem. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha de amêndoa. Coloque a massa na forma usando uma espátula, pois ela fica bem grossa. Espalhe bem sobre a forma. Coloque as fatias de maçã por cima da massa, apertando levemente com os dedos para as fatias afundarem um pouquinho. Polvilhe com canela em pó e açúcar se quiser [eu quis]. Asse por uns 40 minutos ou até o centro da torta ficar bem cozida. Remova do forno, deixe esfriar e sirva com creme de leite batido em chantily ou fresco, que foi como eu fiz.

6 comentários sobre “torta de maçã sueca”

  1. Até hoje, não atinei como foi que cheguei ao Chucrute. Só sei que gostei tanto, que na primeira visita, só saí depois de ter lido TODOS os posts desde 2005. Achei curiosa a coincidência dos nomes de seu marido e filho com os dos meus filhos.
    Já experimentei uma ou duas receitas e, de outras, procuro os ingredientes. Tb já introduzi versões de mais algumas no cardápio. Queria uma cesta de orgânicos inspiradora mas vou descobrindo o que há de bom na feira do dia. A torta de maça está esperando na fila. Gostei de ficar por aqui… Grata por deixar a porta da cozinha aberta.
    R: Patricia, que delicia! fiquei feliz! entao voce tambem tem arcanjos na sua vida? seja sempre bem-vinda! 🙂

  2. Gosto muito de bolos e tartes de maçã, sempre que quero fazer um doce sempre penso em algo com maçã. Agora estamos na altura delas, imensas variedades pedem muitas sobremesas e lanches 🙂
    R: vamos aproveitar!! 🙂

Deixe a sua pitada: