o〔♥〕da casa

A cozinha, é claro! Ela foi um dos motivos que nos fez decidir comprar uma casa de sessenta e três anos com muitos probleminhas e estranhezas arquitetônicas, em detrimento de outras ultra modernas e funcionais que estavam disponível no mercado pela mesma faixa de preço.

Foi enquanto conversava com o nosso corretor e o Gabriel em pé no meio da cozinha, que tive certeza de que era ali mesmo o meu lugar. Uma cozinha perfeita para uma Julia Child wannabe como eu!

A cozinha foi modernizada, mas apenas em termos. Os armários são originais, feitos com madeira de verdade, coisas dos tempos antigos construidos para durar pra sempre. Os espaços são menores—o do fogão e da máquina de lavar louça, por exemplo e não há conexão pra água atrás da geladeira [e portanto adeus água filtrada e gelinho]. Os armários não são tão grandes como os da outra casa, em Davis. E tudo é bem mais baixo, incluindo a bancada e a altura dos armários. Por isso a batedeira teve que ficar sobre outro móvel. Mas todos esses detalhes foram completamente contornáveis.

O que eu mais gostei nessa cozinha foi a parede toda de janelas e a ausência de espaço pra colocar cacareco. Minha coleção de galinhas se aposentou pra dentro de um armário e não tenho mais jarras e sopeiras à vista. Não há parede pra pendurar enfeites e minha coleção de pratos antigos ainda está encaixotada. De uma certa maneira isso deixou o ambiente muito mais clean e agradável. E eu gostei. O lustre de mosaico que veio com a casa ia ser trocado, mas acabou ficando. A ilha de trabalho em frente da pia tem sido um salva-vidas, já que a bancada é um pouco baixa pra minha altura. Quis tirar o lixo do armário embaixo da pia e estou gostando de ter uma lata com tampa ao lado da bancada. E o tapete é de plástico!

Mudei algumas coisas no visual da minha cozinha e estou realmente contente. Ainda falta instalar a conexão de gás e trocar o fogão. Mas vamos aos pouquinhos. Umas coisas engraçadas nessa cozinha são um pequeno armário para colocar condimentos, que eu achei completamente estranho, pois fica do outro lado bem longe do fogão. E a despensa, que foi improvisada num espaço onde passa os encanamentos do aquecedor e ar condicionado da casa. E também tem o basement, que não é uma coisa muito comum nas casas aqui da Califórnia. Mas eu tenho um, onde está uma geladeira extra e muitas prateleiras lotadas com todas as coisas que não acharam espaço disponível dentro da cozinha.

No dia em que resolvi tirar as fotos da cozinha pra publicar aqui, não arrumei nada, nem fiz preparativos especiais. Depois fiquei com muita raiva de mim mesma e da minha displicência, pois pude ver que tinha louça suja na pia, um monte de coisas fora do lugar, incluindo a escadinha vermelha que o Uriel tinha acabado de usar pra trocar uma das lâmpadas do teto que estava piscando. Mas depois pensei, é isso mesmo! Minha cozinha é assim na vida real. Não é cenário, nem material pra revista de decoração, mas é o lugar onde eu passo um bocado de tempo e é certamente o coração da casa.

[*super obrigada a todos que deixaram comentários nas fotos da minha cozinha-caverna!]

11 comentários sobre “o〔♥〕da casa”

  1. Fê,
    tb tinha uma pia meio baixa numa casa que morei, sabe o que eu fazia para não doer muito as costas? Abria as pernas, rsss, era engraçdo de ver, mas funcionava….
    bjs e boa sorte na nova casa,
    Vivi
    R: hahaha, pose de karateca! obrigada, Vivi. beijo.

  2. Incrivel, eu gostei exatamente de ver sua cozinha com os detalhes que voce falou – louca na pia, escadinha vermelha
    foi um snapshot real – as vezes fico irritada com blogs que mostram “my pantry” e esta’ tudo alfabetizado, organizado por tamanho ou cor, ou sei la’ o que – nada mais distante da realidade
    life is messy, life is chaotic, but that’s the fun of it! 😉

  3. eu amei a sua cozinha! linda, linda, linda…
    deve dar gosto cozinhar num lugar assim, né?
    só fiquei triste pela coleção de galinhas engaiolada.
    bj
    R: tbem fiquei, Fá. mas não achei onde coloca-las…:-/ bjo!

  4. … minuto de silêncio pela galinhagem empacotada e dispensada. Muito triste isso, eu adoro as galinhas 🙂 Mostra os gatos também, quando li o título da publicação achei que era uma foto dos seus dois gatos. Acredito que eles também dão muito amor e vida a essa casa, eu sei que dão 😉
    R: com certeza! e os dois vivem pela cozinha, principalmente o Roux comendo as flores. 😉

  5. Bom, a louça suja é coisa que só a dona da cozinha vê. Eu, quando vi as fotos, simplesmente fiquei embasbacada. Que delícia de cozinha! E foi bom saber que o tapete é de plástico. Hehehe. Enviei as fotos para o meu noivo: “quero uma assim!”.

  6. É mesmo um lugar prá amar!!! A cozinha é encantadora, acho que eu não sairia mais dela!!!
    Parabéns e seja muito feliz na nova casa. Eu adoraria vê-la inteirinha!!! Mostra prá gente, mostra!!! rsrrs
    Bjs
    R: obrigada, Clarice! mostrarei o resto da casa se os gatos me autorizarem. 😉 bjo!

Deixe a sua pitada: