torta de coco—impossible pie

impossible-pie_1S.jpg
Foi a maior coincidência eu estar planejando um jantar rápido no meio da semana para uns amigos que eu não via há tempos e dar de cara com um monte de receitas perfeitas na revista Food & Wine. Dela saiu uma deliciosa sopa de couve flor que servi naquela noite gélida e esta sobremesa facílima de fazer e que pode ser preparada com antecedência [e foi o que fiz]. A receita faz duas tortas de 22 cm, mas eu fiz apenas uma, usando um refratário retangular bem grande. É um tipo de bolo de coco, batizada de impossible pie porque depois de assada ela forma uma camada mais firme por baixo, como se fosse uma massa, e a fofurice de coco fica por cima. Super deliciosa, super prática e as sobras simplesmente desapareceram da minha cozinha. Quem foi que comeu, ninguém sabe, ninguém viu!
1 tablete [113gr] de manteiga sem sal derretida
1 e 3/4 xícara de açúcar
4 ovos grandes
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 xícaras de coco ralado
2 xícaras de leite integral
Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC, Unte dois refratários redondos de 22cm [usei apenas um retangular bem grande] com manteiga.
Numa vasilha grande bata vigorosamente com um batedor de arame a manteiga derretida e o açúcar. Adicione os ovos e continue batendo. Junte a farinha, o fermento, o coco ralado e o leite. Misture bem e coloque a massa nas formas [ou na forma grande, se for fazer apenas uma] e leve ao forno por mais ou menos 1 hora. Quando a torta estiver firme e dourada, remova a forma do forno e transfira para uma grade e deixe esfriar completamente. Se for fazer com antecedência, mantenha torta na geladeira, remova e deixe voltar à temperatura ambiente antes de servir.

8 thoughts on “torta de coco—impossible pie”

  1. Oi Fer,
    Suas receitas são sempre testadas e aprovadas. Parabéns!
    Aproveito para apresentar meu blog http://www.sosimplesassim.blogspot.com. Ele está no comecinho, cheio de falhas ainda, mas com muita vontade de emplacar.
    Espero que goste.Mande seus palpites e sugestões que serão sempre bem vindos.
    Bj,
    Lylia
    R: obrigada, Lylia. vou visitar seu blog! bjo :-*

  2. Parece uma delicia mesmo Fer!!
    A Vane perguntou sobre a manteiga, eu acho q nao deve fazer diferenca no caso dessa torta. P/ ser sincera eu geralmente uso a manteiga com sal e nunca tive problemas, a unica coisa q eu faco eh omitir a pitada de sal em receitas doces (se tiver nos ingredientes) quando uso a manteiga salgada.
    Ana

  3. Nossa, que delicia! vou tentar fazer agora. Sera’ que se eu colocar manteiga com sal faz muita diferenca? eu uso sempre a sem sal, mas e’ que hoje, agora, nao tenho em casa. Vou tentar assim mesmo. Brigadinha.

Deixe a sua pitada: