sopa de lentilha vermelha e abóbora

sopa-ab-lentiver_1S.jpg
Embora o inverno já esteja no seu ápice—and going full speed ahead, eu continuo assando abóboras, como se ainda fosse outono. Com uma boa quantidade de red kury squash assada, fiz esta sopa que ficou bem gostosa. O toque de canela foi o diferencial.
1 quilo de abóbora cortada em cubos
1 e 1/2 xícara de lentilha vermelha
8 xícaras de caldo de legumes
2 colheres de chá de canela em pó
3 pimentas vermelhas secas, picadas sem sementes
Sal a gosto
1 cebola branca picadinha
Azeite
Coentro fresco picado para servir
Pinoles tostados para servir
Coloque a abóbora cortada em cubos numa forma coberta de papel alumínio e asse em forno alto por uns 40 minutos, ou até os cubos ficarem bem molinhos.
Numa panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada, a pimenta e 1 uma colher de chá de canela em pó. Cozinhe mexendo sempre por uns 10 minutos, até a cebola ficar bem molinha. Adicione a lentilha vermelha e o caldo de legumes e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos, até a lentilha amolecer. Adicione então a abóbora assada e tempere com sal a gosto. Bata a sopa no liquidificador [com cuidado!] ou use um mixer de mão para transformar tudo num purê.
Toste os pinoles numa frigideira por uns minutos. Um pouco antes de desligar o fogo acrescente a outra colher de chá de canela em pó, mexa bem e desligue o fogo. Sirva a sopa com um punhado de coentro fresco picado e salpique com os pinoles tostados com canela.

3 comentários sobre “sopa de lentilha vermelha e abóbora”

  1. Fer, eu tb ainda tenho abóbora que trouxe da horta do meu pai.
    E como adoro sopa de abóbora e sopa de lentilhas, vou experimentar esta combinação que me parece deliciosa.
    Beijinhos. 🙂

Deixe a sua pitada: