semifreddo de mascarpone
[com molho de cereja e porto]

semifreddo-cherry_1S.jpg
Essa receita foi feita no ano passado e saiu da revista Martha Stewart Living. Devo ter dado uma piscada de preguiça e ela acabou escapando de ser publicada por aqui. Vou dizer que o molho de cerejas ficou maravilhoso, mas o semifreddo talvez precisasse de um pouco mais de açúcar. Se eu fosse fazer novamente, com certeza adicionaria mais uma colher. O bom é que esse tipo de sobremesa gelada faz as vezes de um sorvete e não precisa de maquinetas ou gadgets similares para prepará-la.
para o molho de cereja e porto:
1 xícara de porto [ruby ]
1/3 xícara de açúcar
3/4 xícara de cerejas secas
para o semifreddo:
1 xícara, mais 1 colher de sopa de queijo mascarpone
3/4 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
Uma pitada de sal grosso
50 gr de chocolate meio amargo picado
Faça o molho de cereja e porto. Coloque o porto e o açúcar numa panela e deixe ferver e depois reduzir em até um terço—mais ou menos uns 5 minutos. Coloque as cerejas secas e cozinhe por uns 2 minutos. Remova do fogo, cubra e deixe descansar por uns 10 minutos, Leve à geladeira e deixe gelar por 40 minutos. As cerejas e o caldo ficarão bem grossos.
Enquanto o molho gela, faça o semifreddo. Na batedeira, bata o queijo mascapone, o creme de leite, o açúcar e uma pitada de sal grosso até formar picos médios. Misture o chocolate picado [eu ralei usando um microplane] e coloque a mistura numa forma de pão coberta com filme plástico ou papel vegetal. Leve ao congelador por 50 minutos. Remova da forma, corte em fatias ou remova bolas com uma colher de sorvete e sirva com o molho de cerejas por cima.

3 comentários sobre “semifreddo de mascarpone
[com molho de cereja e porto]”

Deixe a sua pitada: