Esse arroz indiano é simplesmente o fino da bossa. No livro Vegetarian India da Madhur Jaffrey ela explica que o arroz é cozido de um jeito especial, depois achatado com um pilão e deixado secar. É praticamente um arroz cozido desidratado. Para usar só precisa re-hidratar, não precisa mais cozinhar. Nas lojinhas indianas esse ingrediente é abundante e vêm em sacos enormes. Comprei o menor que tinha e veio um montão. Mas como pra fazer um prato que serve umas 3 pessoas vão duas xícaras, então entendi o por que de se comprar os sacos grandes. E ele fica tão delicio que você vai querer refazer e fazer de outros jeitos. Os indianos comem esse arroz no café da manhã também. O nome pra achar na lojinha é poha dagdi [rice flakes thick]. Mas se não tiver o arroz achatado, pode fazer com arroz basmati já cozido.
A Madhur também explica no livro que os indianos germinam o feijão moyashi diferente dos chineses. Eles deixam germinar por apenas 24 horas, então os feijõeszinhos não ficam com o rabinho tão comprido, como os brotos de feijão que vemos pra vender Eu fiz o meu em casa. Deixa os feijões de molho em bastante água por pelo menos 8 horas. Eu sempre deixo durante a noite e completo 12 horas. Depois é só enxaguar, colocar numa peneira e ir molhando umas 3 vezes por dia até eles começarem a brotar. Então usa ou guarda na geladeira.
2 xícaras de arroz achadado [ou basmati cozido]
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1/2 colher de sopa de urad dal [*é uma lentilha usada como tempero, mas pode ser omitida]
1 colher de chá de sementes de mostarda preta
10-15 folhas frescas de curry, levemente amassadas com as mãos para soltar os óleos [*se não tiver, omita]
1 cebola média picada
1/4 colher de chá de cúrcuma em pó
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 ou 2 pimentas frescas picadas
1 xícara de brotos de moyashi germinados no estilo indiano
1 colher de chá de sal
Limão Tahiti para servir
Coloque o arroz achatado numa peneira e lave delicadamente. Coloque num recipiente e cubra com água. Deixe de molho por uns 2 minutos. Drene bem a água com uma peneira e reserve.
Coloque o óleo para esquentar numa panela e coloque o urad dal, deixe tostar até os grãos ficarem dourados. Adicione as sementes de mostarda. Quando elas começarem a pipocar, uns segundos, adicione as folhas de curry [com cuidado, porque nessa parte espirra muito!]. Junte a cebola e misture, deixe cozinhar por uns 6-7 minutos. Adicione a cúrcuma, o gengibre e as pimentas frescas. Misture por 1 minuto e então junte os brotos de feijão e 1/3 de xícara de água. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, checando sempre e adicionando mais água se a mistura secar. Adicione o arroz achatado e cozinhe em fogo baixo, mexendo delicadamente por 3-4 minutos, até que o arroz fique aquecido. Sirva com fatias de limão.