Essa receita [a segunda, depois da panna cotta] é perfeita para quem gosta de gengibre, como nós. Eu fiz a infusão de um dia para o outro por fatores alheios à minha vontade de terminar a receita—decidimos ir ao cinema de último minuto e tive que largar tudo como estava. Mas acho que isso não foi problema, apenas deixou o pudim mais gengibrudo. Nós adoramos!
3 xícaras de leite integral
100gr de gengibre fresco cortado em fatias finas
3 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho [maizena]
1/4 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo caipira grande
Gengibre cristalizado picado para decorar
Aqueça o leite e gengibre fatiado em uma panela média até quase ferver, tampe e deixe descansar por 30 minutos [eu deixei de um dia para o outro]. Remova o gengibre e descarte. Em uma tigela pequena misture o amido de milho e um pouco do leite aromatizado. Misture o açúcar e o sal ao leite aromatizado e depois acrescente a mistura de amido de milho e leite. Leve ao fogo, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe mexendo constantemente até que o pudim engrosse, por cerca de 6 minutos. Retire do fogo.
Bata ovo em uma tigela refratária e jogue no pudim mexendo constantemente. Coloque o pudim em taças e leve à geladeira para gelar. Na hora de servir decore cada taça com gengibre cristalizado. Faz 6 porções.