Na terça-feira passada saí do trabalho e fui direto para o Farmers Market de Woodland. Eu precisava comprar ovos e queria aproveitar os últimos momentos da temporada dos figos. Gastei todo o dinheiro que tinha na carteira com eles. Na banquinha de uma família de fazendeiros mexicanos de Esparto, comprei os figos de casca verde e miolo roxo mais doces que já comi. E de aparência absolutamente impecável, sem manchas, sem amassos, porque tinham sido colhidos naquele mesmo dia. Na mesma banca dos ovos, a moça vendia figos de casca mais verde escura e quando eu agarrei todas as cestinhas disponíveis, ela me disse que a árvore dela continuava frutificando, ela colhia, colhia, e os figos continuavam amadurecendo. Eu então disse alegremente que ela continuasse trazendo os figos pra vender, que eles teriam comprador certo [eu!]. Cada cestinha desses figos locais e fresquíssimos custam três duas e meia patacas no Farmers Market de Woodland. Aproveitando estou, pois boba não sou!
Os figos verdes claros comi todos frescos, abrindo ao meio e abocanhando a maioria com casca e tudo. E com os verdes mais escuros fiz essa salada, tentando imitar a que comi no Piccino cafe em San Francisco.
Você vai precisar de um maço de rúcula, figos frescos, um pedaço de queijo gorgonzola ou blue e avelãs torradas. Eu torro as minhas na frigideira, pois acho mais fácil. Monte a salada e tempere com sal [usei o Maldon], pimenta do reino moída na hora, azeite de oliva extra-virgem e uma redução de vinagre balsâmico. Para fazer a redução é só colocar uma quantidade de vinagre numa panelinha e levar ao fogo baixo até o liquido engrossar, ficar como um xarope. O melhor é temperar a rúcula separadamente numa vasilha com o sal, pimenta e azeite. Colocar a rúcula temperada numa travessa e salpicar com os figos cortados ao meio ou em quatro, as avelãs torradas e pedacinhos de queijo gorgonzola ou blue. No final colocar um pouquinho da redução de balsâmico por cima e servir imediatamente.
Fer,
Voltando para contar um causo.
Sou descendente de italianos e naturalmente falante, assim como meu companheiro de todas as manhãs, Gabriel, meu neto de 7 anos.
Ontem, estávamos num papinho e comentei sobre o sal Maldon, que “explode” na boca, etc e tal.
Gabriel: Vó, seu dente vai cair.
Agora cedo, a mãe dele o trouxe e:
– Mamis, você tem um “Maldoso Sal” em casa.
Cuidado com a sua língua, pode cair!
E o Gabriel desembestou num choro.
R: Dalva que coisa mais querida o seu netinho Gabriel [xará do meu filho!]. me fez sorrir um sorrisão! 🙂
Adoro muito tudo isso…alias, qualquer coisa com figos. Tem por ai uns figuinhos de polpa amarelada, ultra doces? Comi certa vez em Portugal, com m excelente quijo manchego, e até hj me lembro isto…abraços!
R: Wair, assim como voce descreveu eu nunca vi! abs!
Fer que delicia de salada, esta linda!
Eu adoro salada de rucula temperada com salt, pepper, olive oil and honey, e assim como a Lilian eu geralmente coloco goat cheese and toasted almonds, eh tao bom.
Os figos estao lindos na salada, vou experimentar. O problema aqui em casa eh q compro figos e nunca sobra para fazer nada, nos tres devoramos as frutas num piscar de olhos!
bjs
Ana
R: tem que fazer como eu faço e exagerar na compra, Ana. ou achar uma arvore pra fazer foraging. 😉 bjo!
Eu amo essa combinação de figo com rúcula! E faço uma salada muito parecida, mas com queijo de cabra, amendoas laminadas e torradas, pimenta rosa, redução de balsâmico, azeite e sal rosa… Vou experimentar a sua na próxima oportunidade!
R: e eu vou experimentar a sua! 🙂
Fer,
“Tô” osmoseando você. Uma bacanuda, estilosa nas atitudes & so on.
Do paladar refinado, acrescento esta instagram; muito embora vou comê-los só Valinhos-roxo em meados de novembro. Passeei pela Inglaterra, embora nunca tenha sido apresentada ao Maldon. Aí, li esta fofurinha e, bem.. logo fico uma Fer2 completa.
Dalva Maraci
R: Dalva, quando puder fazer “acquaintances” com o Maldon, não perca a oportunidade, pois ele é o lord dos sais! 🙂 e que venham os figos, roxos ou verdes, mas sempre deliciosos! um beijo pra você
Miaaam,parece deliciosa! Vou guardar a receita para a próxima temporada de figos que começa em dezembro por aqui! beijos e boa semana, Fer!
R: obrigada, Pietra! pra você tambem! beijo