Essa foi mais uma receita inventada. E nem foi por pimponice ou porque sou boa fazendo isso, mas por pura necessidade. Passamos a manhã de sábado fazendo compras e queríamos pegar uma sessão de cinema vespertina, portanto eu não quis perder muito tempo na cozinha. Já tinha o feijão branco cozido—que eu sempre deixo de molho por 24 horas e depois só cozinho rapidamente numa panela de terracota com bastante água e duas folhas de louro. Depois é só bater o feijão e a água no liquidificador e passar pela peneira. Refogar uns dois dentes de alho no azeite e jogar na sopa. Temperar com sal e pimenta do reino moída na hora e deixar ferver e engrossar um pouco. Enquanto isso refogar um radicchio cortado em fatias no azeite. Quando as folhas estiverem bem murchas e não estiver mais formando água, pingar um pouco de vinagre balsãmico. E uma pitada de sal. No mini processador ou pilão colocar um punhado de azeitonas pretas sem caroço e folhinhas de salsinha fresca. Juntar um fio de azeite e transformar numa pasta. Servir a sopa com uma porção do radicchio refogado e uma colherzinha da pasta de azeitona. Torradas para acompanhar, se quiser. Eu quis.
Fer, vc sabe que eu amo todos os tips de feijao – alias, foi por causa deles que parei por aqui ha varios anos atras..however..mesmo com meu book bacanao Eat Soup ( thank you soooo much!! Minha salvacao nas sopas)- eu acho feijao branco Tao delicado que Ainda nao consegui uma soup que faca jus.. Sedan dessa vez??:) Yum!!
Bjos Amiga !!
Olha, essa receita parece coisa de chef frances…
adorei tudo, mas o detalhe do radicchio me conquistou por completo – contraste de cor, textura…
awesome!
Nossa!!!!! Boca cheia d’água!!
Menina, imaginei essa sopa servida em “petites casseroles”, umas belezinhas que eu estou me segurando para não cometer o desatino de assinar a “Caras” só por causa da coleção de brindes.
Bjnhs p/ vcs!
R: hahaha, beijos, Luiza!
Nossa, amei Fer! Eu adoro feijao branco, eh meu preferido (e chickpeas tbem), tao creamy!
Sopa de feijao branco eh uma das coisas q mais adoro, pureed or not.
So pode ficar uma delicia com o radicchio do modo q vc fez. Gostei muito da sua receita/dica/ideia, juro q fiquei morrendo de vontade aqui!
Beijos!
Ana
Adorei! Vou guardar a receita para o inverno, pq no calorão que está aqui não tem condições.
Lembra um pouco o brasileiríssimo caldinho de feijão, só que com feijão branco e radiccio no lugar de couve.
Abraços!