Outra banquinha do Farmers Market que eu prestigio é pilotada por uma mocinha ultra singela. Tudo o que ela vende é delicado, como os tomates cerejas de várias cores, os tomates jelly beans que parecem balinhas, e os tomates peras ótimos para saladas de picnics diários [a.k.a meu almoço]. Ela oferece também um leque de pepinos—os armênios, os limão, os del rio e esses gherkins, que segundo a mocinha não são apenas bons para fazer pickles, como ficam ótimos descascados e servidos crus em salada. Ainda não usei esses intrigantes legumes, porque a palavra pickles me dá um pouco de preguiça e porque vou precisar de óculos e mãos firmes para descascar esses pepininhos um por um.
Oi Fer, vou só colocar uma questão, gosto é gosto e maxixe em salada é delicioso….assim como a pupunha, a parte mais grossa se faz um carpaccio delicioso também….pode comer tranquila pois pelo que leio em seu blog, você também é fã de saladas!!! sem receio e sem sustos……bjos e seu blog é muito lindo!!! parabéns…..
Aqui no Norte chamamos de maxixe, rsrsrs.
Ah sim… Esqueci de dizer: minha mãe faz um picadinho com eles. Corta em 8 pedaços (em cruz e ao meio), tempera com cebola, alho, salsa, polpa de tomate, sal e pimenta-do-reino moída. Quando estão cozidos, ela adiciona leite de coco, espera ferver e desliga. Embora eu não goste, por lá todo mundo elogia esse cozido de maxixes da minha mãe. hehehe
🙂
R: hahaha! obrigadao pela receita, Lia! beijo
Verdade, são maxixes. Lá na Bahia temos bastante. Minha mãe adora, eu odeio. kkkkk
Beijos!
maxixes me mordam! Eu ja estava ficando confusa j Quero encontra-los por aqui tambem. Pois e isso tudo o que ja comentaram…rasper, cortar o talo e se Suisse diminuir a quantidade de sementes, corte ao meio no sentido longitudinal e esprema delicadamente . Fica tAmbem muito bom num cozidao .
O chucrute e nota 10!
Abcs
Fer, desde que voltei pra casa..Antes nao dava neh??:) Beijos e otima 6a!! E weekend..:)
Querida Fernanda,
Acompanho o teu blog faz tempo.Nunca fiz um comentário.Mas,maninha,eu não me contive quando vi esses MAXIXES!sim, porque não resta a menor dúvida de que são MAXIXES!palavra de uma nortista (amazonense), descendente e radicada no nordeste (Fortaleza-Ceará). Se come cru não, viu mana? a criatura que te falou isso é capaz de comer pupunha crua! experimenta refogado, no feijão…cru NUNCA!!
Beijo!!
Socorro Rocha
R: Socorro, aqui o pessoal faz pickles com eles! beijao! 🙂
Fer, eu fiz pickles pela primeira vez outro dia, por causa do excesso de cucumbers que veio na caixa da CSA. Os meus eram uns amarelos e pequeninos (eu nao prestei atencao no nome mas nao eram como o tipo limao)..Tem foto la no meu album Mobile Uploads no FB 🙂
Nao descasquei e foi mais facil do que pensei:)
Bjs!!
R: Bri, você assinou uma CSA! eu não sabia! \o/!!! beijo
são maxixes, ficam deliciosos refogados com alho e azeite.Não precisa descascar,apenas raspar com uma faca.
adoro seu blog,um grande abraço
R: obrigadao, Vamary! 🙂
Maxixes de primeiro mundo, mas maxixes! 🙂
Agora, e a variedade de produtos oferecidos por aí, heim Fer?
R: maxixes are new to me! como nunca tinha visto um, ganhei duplamente tendo comprado esses pepinos. 😉 tem muita variedade mesmo, pra minha sorte. 😉
Oh! também pensei no maxixe. Mas não é necessário descascar: raspe levemente com uma faca afiada!!! eu gosto muito da salada, e costumo ralar o limão sobre os maxixes antes de usá-lo no tempero, dá um sabor leve….
R: Conceição, obrigadissima pela dica! 🙂
Outra coisa, nunca pensei em comê-los crus ou em forma de picles!
Fernanda,
Engraçado, assim que vi lembrei-me dos maxixes e da minha vó! Também sou de Recife e ela sempre preparva deliciosas maxixadas! Sem leite de castanhas, mas com leite de coco ou ainda somente com um molho ralo de cebola, tomate e coentro, claro! São deliciosos também cozidos no feijão carioquinha (junto com outros legumes, como: batata inglesa, jerimum, cenoura, quiabo e couve, além de um pedaço de carne seca, cebola e coentro mais uma vez!
Fernanda,
Adoro seu blog, estou sempre por aqui. Moro em Recife e desde crianca conheco esse legume como maxixe. Minha avo preparava muita maxixada feita com leite de castanhas de caju, uma maravilha! Livia
R: Livia, obrigada por me dar essa dica, fui olhar no google e parece mesmo maxixe! como nunca vi maxixe, nunca iria saber. um beijo!