salada de cenoura
[com harissa & limão]

salada-cenou-marr_1S.jpg

O pessoal da cesta orgânica avisou que as cenouras já se retiraram de cena nesta temporada. Recebi as últimas há duas semanas e quis me despedir delas com um prato interessante. Escolhi essa salada marroquina com limões preservados no sal e harissa, a pasta de pimenta tradicional do norte da Africa. Você pode deixar a salada um pouco mais ou um pouco menos apimentada, aumentando ou diminuindo a quantidade de harissa.

faz de 8 a 10 porções
10 cenouras
2 colheres de sopa de harissa
4 colheres de sopa de preserved lemon [mais ou menos 1 limão]
5 dentes de alho picados [*omiti]
1/4 xícara de azeite extra-virgem
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1/4 de maço de coentro fresco
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Corte as cenouras em rodelas. Numa panela ferva 4 xícaras de água com sal. Jogue as cenouras e cozinhe por uns 10 minutos ou até as cenouras ficarem macias, mas ainda firmes. Coe e deixe esfriar. Misture as cenouras com os ingredientes restantes e leve a geladeira, deixando macerar de um dia para o outro. Sirva em temperatura ambiente.

salada-cenou-marr_2S.jpg

Comentários

Adorei essa receita, a cenoura é mesmo um ingrediente muito versátil.
Utilizei para fazer uma maionese leve e super saborosa, você vai gostar da receita: http://tentepreparar.blogspot.com.br/2012/03/cenoura-e-o-coringa-da-vez.html

R: ótima ideia, Marina!

Olá
Desculpe escrever neste post mas mas não sabia bem onde escrever...
Vim parar ao seu blogue por acaso, procurava receitas de amêndoas...
Fiquei muito contente por saber que esteve em Portugal na Granja do Ulmeiro (terra do meu marido) e que passou por Montemor-o-Velho (a minha terra e onde vivemos actualmente).
Espero que volte cá novamente.
Vou continuar a seguir o seu blogue.
Um abraço,

Rita

R: Rita, meu cunhado é da Granja do Ulmeiro e por isso fiquei hospedada por lá. adorei Portugal e pretendo voltar muitas vezes ainda. fique a vontade aqui e volte sempre! abraco :-)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.