pão de mel

pao-de-mel.jpg

De vez em quando um pensamento se infiltra no meu consciente e me leva a fazer coisas que variam do levemente interessado ou curioso ao totalmente obcecado. Outro dia um deles se manifestou, me deixando obcecada e me fez esmiuçar livros e web atrás de uma receita de pão de mel. E tinha que ser aquele pão de mel que comi em algum lugar no passado e não qualquer um. Procurei, procurei, procurei e achei essa receita da Paula Cinini do blog The Cookieshop que me pareceu perfeita e bem simples de fazer. Dito e feito. Fiz o pão de mel pro nosso lanchinho da noite de domingo e nem tive a chance de fazer uma foto decente. A imagem acima retrata de uma certa maneira o sucesso da receita. O bolinho praticamente sumiu numa piscada. Ele fica bem denso com uma casquinha bem fininha e crocante por cima. A Paula dá ideias de coberturas, mas nós dispensamos esse toque extra. Apenas substituí o leite pelo buttermilk, o restante da receita segui a risca.

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de açúcar comum
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de café de noz moscada
1/4 xícara de chá de óleo vegetal
1/2 xícara de chá de mel
1/2 xícara de chá de leite [*substituí por buttermilk]

Pré-aqueça o forno a 356ºF/ 180ºC. Unte uma forma de 20x 30cm com manteiga e polvilhe com farinha. Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o bicarbonato, os açúcares, o cravo, a canela e a noz moscada. Misture bem. Adicione o óleo, o mel e o leite. Misture com uma colher e depois bata em velocidade média na batedeira por uns 3 minutos, até ficar bem homogêneo. Despeje a massa na assadeira e asse por aproximadamente 30 minutos até o bolo ficar dourado e firme no centro. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

Comentários

Faz já um tempo que eu buscava a receita de pão de mel da minha mãe que eu adorava quando era criança. Busquei como louca igual a você. Não consegui encontrar e a maioria tem chocolate em pó. Iste ingrediente não tinha. Hoje casualmente depois de mais uma busca encontrei e vou fazer prá ver se era este sabor mesmo. Estou botando fé!

R:espero que voce goste Lelia.

Vc gostou mais desse ou do último pão de mel que vc fez?

Olá, Fer!

Sou leitora assídua do seu blog há anos, mas pertenço àquelas que demooooram a sair da moita...

Mas agora chegou a minha hora. Meu nome é Tatiana, brasileira do ES, há oito anos morando em Berlim, Alemanha. Ou seja, também tendo que rebolar pra substituir ingredientes em pratos brasileiros, e tendo que aprender na marra a cozinhar certas coisas que no Brasil se compram prontas. =)

Pois bem, estava doida de saudade de pão de mel, e na mesma semana você postou essa receita! Arrisquei a fazê-la ontem, com a desculpa que seria pra Páscoa. ;)

Pois fiz, com pequenas adaptações no tempero, e ficou muuuuuuito bom!! Entrou pra lista de bolo a serem repetidos na primeira oportunidade!
Fiz o bolo numa assadeira bem grande e rasa. Daí o cortei com aqueles cortadores de biscoito. E passei no chocolate amargo derretido. Olha, o que isso ficou bom, viu!!

Obrigada por manter um blog tão gostoso! Eu me perco aqui sempre, e com o maior prazer!

Um grande abraço!
Tati, da terra do Chucrute com Salsicha. =)

R: Tati, prazer em conhece-la! adorei seu comentario e saber que voce fez o pao de mel e matou suas lombrigas! muito obrigada por me contar. e me escreva mais vezes! um beijo :-*

Fer, fiz o bolo, e ficou delicioso!!! Adoramos aqui em casa!
Mas mudei algumas coisinhas... usei Kefir ao inves do leite, diminui a quantidade de acucar pela metade (mas mantive o full amount de mel). Diminui tbem o cravo pela metade, e da proxima vez vou dobrar a quantidade de canela e usarei ainda menos do cravo pois achei q sobressaiu demais.
Ah, e usei 1 xicara farinha branca (all-purpose), e 1 xicara whole wheat pastry flour.
Meu bolo ficou fofo e macio, e com um sabor delicioso!!
Gostamos de come-lo assim mesmo, mas imagino q um ganache de chocolate em cima o deixe ainda mais gostoso!
Obrigada por dividir a receita, esse vai p/ o caderninho dos bolos mais gostosos e faceis de fazer aqui em casa!
Beijos!
Ana

Nunca fiz pão de mel, também achei curioso não levar ovos. Vc acha que o buttermilk deixa mais macio do que o leite? Percebo que bolos feito com buttermilk são mais densos e macios, não é?
Acho que vou testar hoje à noite para levar pro trabalho amanhã.
Um beijo.

R: Mariana, eu coloquei o buttermilk porque precisava gastar uma caixinha que estava na geladeira, mas tenho a impressao que tudo fica melhor com ele! se fizer o bolo depois me conta como ficou. beijao!

Voce anda mexendo com todos os meus botoes de nostalgia ultimamente...

estou aqui, saudosa de pao de mel, e pensando se a turma do laboratorio iria gostar, ou se e' algo que so' quem cresceu curtindo aprecia

acho que vou arriscar e fazer sim...

linda a foto, por sinal

Vc usou todo o acucar + mel da receita Fer?
Quero fazer pois eh tao facil e tem uma cara tao boa (e eu sei q os meninos aqui vao adorar) mas me parece taaaao doce...
Gostei do seu uso do buttermilk.
Beijos!
Ana

R: usei. nao é super doce, mas é um bolo forte. bjo!

Tava justamente procurando por uma receita de pão de mel! Confesso que tava adiando a busca, pq se fizer, terei que comer sozinha, a outra pessoa desta casa é movida apenas a coisas de chocolate hehehe. Agora fiquei mais empolgada, quem sabe faço meia receita. Bjos ;D

R: faz sim, Taís. duvido que a outra pessoa tbm nao se entusiasme. :-) bjo!

Ih, Fer, eu também quando cismo com uma receita fico obcecada até achar aquela que eu acho que vai dar o resultado que está na minha cabeça. Essa me parece uma receita bastante perfumada, né? Achei interessante que não leva ovos.
Um beijo!

R: Marina, fica um pão de mel clássico––se é que isso existe. ;-) beijo

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.