peixe cozido no buttermilk

peixe-buttermilk_2S.jpg
peixe-buttermilk_3S.jpg

Tenho andado com a certeza de que despiroquei total, de que não tenho mais jeito, sou um caso perdido de falta de controle e de bom-senso. Porque eu não precisava comprar mais um calhamaço de receitas, mas eu comprei! E como todos os meus outros livros recém-adquiridos, esse ficou um tempo esquecido em cima da bancada da cozinha, até que eu trouxe um filezão de halibut do Farmers Market e quis fazer uma receita diferente com o peixe. Abri o livro, fui direto no índice de ingredientes, busquei por halibut e pronto—esse foi o almoço do nosso domingo. A receita recomenda três tipos de peixes comuns por aqui, mas isso não impede que quem more em outro continente ou hemisfério use outro tipo de peixe. O halibut é um peixe bem carnudo e saboroso e é também um peixe bem caro, então quis caprichar. Essa receita fica pronta rapidamente e fica incrivelmente gostosa. Só na hora de cozinhar o peixe no buttermilk que dá uma assustada, pois parece que a coisa toda desandou. Mas finja que não viu os horríveis coalhos, que vai ficar tudo certo. Final feliz, com um pouco de sobras, que o Uriel pulou na frente pra levar pra comer de almoço no trabalho.

fish poached in buttermilk
8 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 echalota picada fininho
1 1/2 xícara de cogumelos brancos picados [*usei shitake]
1 1/2 colher de chá de tomilho fresco
1 dente de alho picadinho
1 1/2 xícara de cubos de pão de centeio amanhecido
3/4 xícara de caldo de frango [*usei o feito em casa]
Kosher sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
1 colher de sopa de ciboulettes picadinhas
1 colher de sopa de azeite
1/2 quilo de folhas de espinafre lavadas
1 pitada de açucar
4 filés de 200 grs cada de peixe [a receita recomenda bacalhau fresco, halibut ou black sea bass—*usei o halibut]
Pimenta cayenne
3 xícaras de buttermilk
6 folhas de endro [aneto ou dill] fresco
Suco espremido de 1 limão

Derreta 3 colheres da manteiga numa panela e refogue as echalotas até elas ficarem macias. Adicione o alho, os cogumelos e o tomilho e refogue por mais uns 5 minutos. Adicione os cubos de pão amanhecido e misture bem. Junte o caldo de frango e mexa bem até o liquido ser totalmente absorvido. Tempere com sal e pimenta, junte as ciboulettes picadas, tampe e reserve.

Numa outra panela derreta 1 colher de manteiga e coloque o azeite. Junte o espinafre e refogue até as folhas ficarem bem murchas. Adicione 1 pitada de açúcar, sal e pimenta a gosto e reserve.

Tempere os filés de peixe, dos dois lados, com sal e pimenta cayenne em pó. Coloque os filés numa panela grande, onde eles passam ficar lado a lado numa única camada. Cubra com o buttermilk e as folhas de endro e leve ao fogo. Deixe ferver e cozinhar uns minutos de um lado, depois vire os filés pra cozinhar do outro. O buttermilk vai coalhar durante esse processo. Não se assuste, o prato não está arruinado, simplesmente ignore a visão dos coalhos borbulhantes e prossiga normalmente.

Remova os filés da panela e coloque numa travessa, mantendo-os aquecidos. Coloque as 4 colheres de sopa de manteiga restantes no molho do buttermilk e com um mixer de mão ou no liquidificador, bata bem até a mistura ficar bem emulsificada e não pafrecer mais coalhada. Junte sal e pimenta do reino a gosto e o suco do limão.

Monte o prato, colocanto uma porção do espinafre refogado no fundo de um prato de sopa, coloque o filé de peixe cozido por cima do espinafre e regue com o molho de bettermilk. Coloque colheradas do cozido de cogumelos por cima de tudo e sirva imediatamente.

Comentários

Enlouquecida ando eu que quero fazer a minha primeira compra na Amazon e descobri que não consigo...
Realmente é bem diferente cozinhar em buttermilk, achei que só se usava em pão ou doces :)

hahaha, Fer!! Eu tb enlouquecih, comprei 8 cookbooks depois do Natal..Yep, OITO!! LoL

Esse weekend KC + eu fomos comprar estante nova..e olha que eu nem chego aos seus pes:)

Bjs amiga!!

adorei esta receita e adooooooorrrreeeei a tua loica! :)
beijinhos
sofia

Nao posso resistir deixar outro bilhetinho - agora fui ver que calhamaco voce comprou, e tive que dar risada, o meu esta' a caminho, amazon.com! :-)

R: hahaha! high five! \o/

Nossa, essa receita me deixou babando... tenho uns filets de mahi-mahi pedindo para ser usados, e tenho buttermilk na geladeira

acho que vou tomar coragem e fazer, me pareceu uma refeicao muito apropriada para Valentine's day...


Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.