bolo de amêndoa e limão

boloamendoalimao_1S.jpg
boloamendoalimao_2S.jpg

Ainda no esforço para gastar a abundância de limões meyer, abri o livro Twelve - A Tuscan Cook Book da Tessa Kiros e procurei no index por limão. Dei de cara com esse bolo e foi ele mesmo que fiz. Vou contar que nunca vi o meu marido devorar algo com tanta animação. Só via ele cortando uma fatia, outra fatia e ainda mais uma fatia. Eu mesma me surpreendi um pouquinho com o tanto que esse bolo ficou gostoso.

torta di limone e mandorle - lemon and almond cake
125 gr de manteiga ligeiramente amolecida
125 gr de açúcar
3 ovos separados, gemas e claras
125 gr de amêndoas moídas bem fino [*usei a farinha de amêndoa]
60 gr de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de fermento em pó
suco espremido e raspas da casca de 2 limões
açúcar de confeiteiro para decorar *[omiti]

Pré-aqueça o forno em 355ºF/ 180ºC. Unte uma forma de fundo removivel de 20cm com manteiga e polvilhe com farinha. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. adicione as gemas uma por vez e bata bem a cada adição. Numa vasilha separada misture a farinha peneirada, a amêndoa moída e o fermento com um batedor de arame e adicione ao creme de ovos. Junte o suco e raspas de limão. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à outra massa. Coloque a massa na forma untada e polvilhada, leve ao forno e asse por uns 30-40 minutos até o bolo ficar levemente dourado. Deixe esfriar, remova da forma, coloque numa travessa ou prato e sirva morno ou em temperatura ambiente. Se quiser decore com açúcar de confeiteiro. Eu nao quis.

Comentários

Olá, Fernanda!
Sou sobrinha da Sally, do Bewitching Kitchen.
Ela é expert em pães e eu me divirto com bolos. Testei essa receita e ficou fantástica! Tenho outras 15 suas na fila dos próximos projetos. Todas de dar água na boca!
Bjos,
Raquel

R: oi Raquel, é um prazer te-la por aqui! se voce faz bolos como a Sally faz paes, ja sei que voce é das melhores. beijao! :-)

Fiz esse receita esse final de semana, e ficou muito boa! Minha avó que está um pouco enjoada de várias comidas comeu e repetiu!
Superou minhas expectativas!

DELICIOSO FER! Pus só um limãozinho de cá, porque era filho único e mesmo assim nota-se bastante o sabor cítrico. A dica com a tangerina, também é óptima! :o)

Beijos e óptima semana!

E já está no forno Fer! Vamos ver como vai ficar! A massa fica realmente um pouco pesada, o que me parece que vai de encontro ao que disse acima sobre o bolo não crescer muito. :o)

Ainda não respondi ao e-mail em modos porque estive em viagem mas, ainda esta semana respondo! E sim, ainda cá estou em Angola. :o)

Beijinhos!

R: Dani, mil beijos, escreva quando puder! :-)

Seu bolo parece delicioso, diferente, saudável, tudo de bom! Uma pergunta: será que fica bom com laranja ao invés de limão?

Também adoro suas fotos e sua louça que me faz pensar no seguinte: meu marido fica fazendo graça dizendo que 3/4 de tudo da nossa casa está na cozinha e olha que eu não tenho nem 1/4 da variedade de louça que você mostra nas suas fotos.

Mais do que as receitas, suas fotos são uma delícia!

R: Jacqueline, obrigada! pode ser que fique bom com laranja sim. fiz uma receita semelhante com tangerina. um beijo!

Acabei de tirar do forno. Hummm... fica azedinho... e muito gostoso. O meu ficou umido. É assim mesmo?

R: sim, ele fica um bolo compacto, não é um bolo fofo e alto.

Esse bolo é a minha cara, Fezoca - eu faria como o seu marido, repetiria várias vezes, nham!

eu tenho vontade de fazer as receitas quando você escreve que seu marido curte #prontofalei.

Fer, tenho todos os ingredientes para esse bolo (limao comum, though, no meyers) - mas sou APAVORADA pelo lance de "bater a manteiga em creme"

sera' que eu arrisco? Meus bolos acabam sempre em tragedia greco-romana (sigh)

R: isso a batedeira faz por voce, Sally! se ate eu consigo, voce que eh expert naqueles paes maravilhoso, consegue sim! beijo

Esta muito bonito o bolo Fer, muito mesmo, e olha q eu nao sou fa de limao. Adorei as fotos desse bolo, mais lindo ainda do que aquela foto do de crepes.
Aqui em casa nao sei se ia ser muito sucesso pois sobremesas com limao nem sempre sao muito bem vindas, mas q me deu uma vontade imensa de experimentar isso deu viu!
Ai, e eu tbem adorei os pratinhos, amei sao lindos!!
Ana

Não acredito! Tenho a exata quantidade dos ingredientes, e três ovos a vencer hoje. Já ia fuçar receitas com três ovos, mas não precisarei mais ;-) Fora que tudo que leva limão e amêndoas, para mim, é lindo. Pena não serem os teus limões Meyer, que fiquei curiosíssima para experimentar!

R: iurrru! :-) faz com qualquer limão, Dani. e depois me conta o que achou. bjo

Oi Fer, a cara dele está ótima e não me surpreende dele ter acabado tão rápido, essa combinação deve ter ficado um escândalo! Vou pegar essa receita agora para fazer quando receber a minha casa que está em obra e não vejo a hora de voltar a fazer comidinhas.
Bjks

Oi boa Tarde, pergunta, o limão meyer, é qual aqui no Brasil, pois não temos muita opção de limão aqui, o siciliano é muito raro encontrar e quando encontro o preço é salgado,(rsrsr), vi seu comentario no Come-se, o Cambuci aqui da que nem mato, sera que não pode ser mandado para vc, ai, se puder verifique que eu te mando.beijos. até (diu).

R: oi Diu, não sei qual limao se igualaria ai no Brasil com o meyer, mas se eu fosse voce usaria o limão cravo [rosa, china, vinagre] que eu acho muito delicioso e uso muito. eu faço substituicao sem problemas. o que der, eu adapto. nao sei se pode mandar fruta pelo correio, mas se pudesse eu adoraria receber o cambuci. um beijo, Fernanda

Vou ter que fazer , eu fago uma torta de amendoas sen o suco do limão e sem farinha de trigo , mais sinxela .

Que boa!!!

Bjs

Seus posts são sempre uma inspiração! E eu fico encantada com as louças que aparecem nas fotos, lindas!

Essa torta de limão não me sai da cabeça...só queria tirar uma dúvida, o limão Meyer é parecido com o siciliano ou eles são a mesma coisa? Eu pesquisei, mas a dúvida continuou...

Bjs!

R: Ana, obrigada! o meyer e o siciliano sao limões diferentes, mas você pode usar qualquer um nesse bolo. a Tessa usa o siciliano. eu usei o meyer porque era o que eu tinha. beijo

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.