Prunes in Pedro Ximenez syrup

Adorei essa receita de ameixa seca com vinho publicada pela Ximena Maier desde a primeira vez que vi. Guardei pra fazer quando desse. Tinha que primeiro arrumar uma garrafa do vinho Pedro Ximenez, que fiz pronto na minha viagem à Espanha. prunes_px_1S.jpgAcredito que ele possa ser substituído pelo Sherry ou vinho do Porto. A Ximena diz que quanto mais tempo as ameixas ficarem imersas no xarope, melhor. Tive a santa paciência de esperar alguns dias para poder provar. O pote com as ameixas já está na geladeira há quase duas semanas. Realmente, o tempo é extremamente favorável neste caso. Eu tenho comido as ameixas com iogurte natural, mas elas também acompanham bem sorvetes ou pudins.

Para 250 gr de ameixas secas, faça 500 ml de chá Earl Grey [ou outro chá preto de sua preferência]. Coloque o chá numa panela com tirinhas de casca de laranja, um anis estrelado, um pau de canela e alguns cravos. Adicione 80 gr de açúcar mascavo e 100ml de vinho Pedro Ximenez [ou Sherry, ou Porto]. Deixe levantar fervura, coloque as ameixas e cozinhe por 20 minutos. Deixe esfriar, coloque num vidro ou vasilha e deixe descansar por no mínimo 24 horas. Sirva como acompanhamento.

Comentários

Fer,
Hoje fiz esta receita, desde que a vi que não descansei enquanto não comprei o Pedro Ximenez, que é um dos melhores vinhos licorosos que provei até hoje. De todos os ingredientes apenas omiti o anis estrelado pois não tinha em casa.
Ficou uma delícia.
Beijinho
Moira

Fer,
Essas ameixas fizeram as minhas delícias, acho que vou fazer já amanhã para provar para a semana.
Já estou a imaginá-las com iogurte de coco :)
Obrigada por partilhares uma coisa tão simples e ao mesmo tempo tão boa.
Um grande beijinho
Moira

Oi Fer,

Estou acompanhando teu blog, de vista..
EStou louca para experimentar suas receitinhas..
Sou vegetariana, e estava em busca de um blog com receitinhas bem naturais assim como o teu.
Tens alguns outros blogs que vc goste de receitas vegetarianas/veganas?
Eu gostei muito do aspectos das ameixas..
De vez em quando virei aqui dar meu pitaco, como dizemos aqui no RS.
Grande beijo no coração
Kaká

Fer, nossa, adorei essa receita!
Enquanto muitos torcem o nariz, eu sou a maior fã de prunes!
Achei lindo seu potinho de yogurte com as ameixas secas com a calda por cima. Eu gosto muito de prunes mas muitas vezes elas vem acompanhadas de caldas extremamente doces e ai eu nao curto muito, ja acho q ameixa doce o suficiente por si so.
Essa combinacao do vinho com o cha me pareceu muuuito interessante.
Temos um vinho do porto para abrirmos aqui em casa, assim q bater a vontade e o marido abrir vou fazer essa receita. Fiquei ate com vontade de prunes agora!
Beijos!
Ana

Ps: sera q da p/ usar outro cha? Adoro cha e tenho uma variedade ate que consideravel aqui em casa (contando q so eu tomo! rs!), mas p/ fazer a calda vou ter q comprar cha preto.

R: Ana, sera que nao dah pra voce ir num Cafe e comprar uns tres saquinhos de Earl Grey, ao inves de comprar a caixa inteira. Ou comprar solto e pedir so umas gramas. beijo! Fer

Fer,estas ameixas devem ficar deliciosas num clafoutis eihn!Posso até sentir o gostinho,beijo!!

Eu só vou dizer que o meu nick name é Ameixa Seca! Nem preciso dizer que adoro, né?

sabe que hoje eu comecei a preparar a postagem de uma sobremesa que entre outras coisas leva ameixas secas e iogurte, uma sobremesa que eu provei na Grécia. eu como muito iogurte com ameixas ultimamente, por motivos de saúde passei a precisar dessa mistura milagrosa...

Bj,

C.

Devem ficar deliciosas! E, como acompanhamento, devem ficar uma maravilha!
Corajosa, duas semanas sem lhes tocar!

Beijinho*

Fer, quando morei em Paris, uma das minhas "sobremesas" favoritas era Prunes in Armagnac, feitas, segundo vi em algumas receitas, exatamente desse jeito, steeped in tea, so' que finalizadas com Armagnac

so' de pensar me da' saudades....

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.