potage parmentier

potage_parmentier_s.jpg

Realmente, as batatas eram gigantes—gigantes! Não conseguimos comer tudo e eu guardei as sobras para pensar no que fazer com elas no dia seguinte. Era quase certeza que seria uma sopa. Foi só olhar pra geladeira e ver outro gigante, desta vez um imenso alho-poró, pra decidir que eu faria uma potage parmentier, ou em bom francês uma sopa de batata com alho-poró. Fiz tudo muito simples, porque tem dias que simplesmente não dá pra ficar inventando trelelês e rococós.

Refoguei o alho-poró gigante cortado em pedacinhos em três colheres de manteiga. Acrescentei a batata que já tinha sido assada no dia anterior, também picada em pedacinhos. Deu mais ou menos 1 1/2 xícara de alho-poró e 1 xícara de batata. Acrescentei um litro de caldo de legumes, mais uma xícara de água, salguei a gosto e deixei a mistura ferver. Bati tudo muito bem com o mixer de mão para formar um creme. Deixei encorpar e desliguei o fogo. Na hora de servir, polvilhei com salsinha fresca picada.

Adeus batata! Adeus alho-poró! Adeus fome! Até o Roux ficou animado com essa sopa e quando o Uriel levantou da cadeira pra ir pegar uma fatia de pão, questão de segundos, o bichonildo danado deu um super salto de felino ninja e enfiou o nariz na sopa que estava dando sopa. Jogamos aquela porção fora e o Uriel se serviu de outra, sem contaminação de nariz de gato enxerido.

Comentários

Mas porque ele não ganhou um praato também? Adoro
esse gato!( delícia de sopa!!!)


Oi Fer, ontem comecei a ler o livro Julie & Julia, e a autora começa suas aventuras pela cozinha exatamente com uma receita de Potage Parmentier!! Salivei quando li, mas não tanto quanto agora, ao ver essa delícia da sua cozinha. Um grande beijo pra vc.

Hmmm, que gostoso, testei uma receita quase igual outro dia, tão simples e tão gostosa. Acho que tenho chegado a conclusão, a receita, quanto menos ingredientes tiver, mais eu gosto.

Ummmm to com uma gripe incuravel,e em plena primavera com cara de inverno essa sopinha veio em boa hora aqui em casa e pra ficar um pouquinho diferente pus umas lascas de um bom parmesano reggiano e uns crouttons feito com aquele panzinho de ontem que tava maracando bobeira aqui na cozinha!;))

Ah, mas o Roux não é bobo nem nada né mesmo !!!!

Muito bom esse bichano !!!

O espertinho que tenho lá em Portugal também tem a mania que é gato ninja (o que eu me ri com esta expressão). Então se tiver camarões ou azeitonas na mesa, o moço não descansa enquanto não provar! Adoro sopinha em forma de creme! Meu paladar de criança... :o)

Beijinhos

Hummmm, linda sua bowl, amei Fer!
Adoooro sopa, com alho poro entao, cremosa assim... ai q delicia!
Agora, posso perguntar uma coisinha, que palitinhos com sementinhas sao esse ai do lado?? Me chamaram atencao, parecem tao gostosos... eu adoro coisinhas crocantes p/ comer com sopa cremosa! (pelo jeito vc tbem, hein!!)
Beijos!
Ana

Olha... O seu tempero deve ser uma coisa! É a primeira vez que eu vejo gato se metendo em comida de humano!!! hahahaha
Esse Roux é uma delícia!

eu acho que o teu bichano tem muito bom gosto...
até me eu me apetecia enfiar o nariz nessa sopa.

Adorei a idéia. Quando estiver mais friozinho aqui, vou experimentar!

O gato não é bobo nem nada, sabe o que é bom.
Aqui está mais fresco à noite,já podemos saborear estas delícias.
Bjs!

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.