a onda da salada da alice

jantarefilme.jpg

Pelo jeito não fui a única inspirada pelo video da Alice Water no NYT. Na mesma semana tive que fazer uma saladona de legumes com o molho de maionese que aparece no final da video-reportagem, com uma inspiradora trilha sonora de "hmmms" e "ooowws" no background.

A minha salada, que devorei sozinha assistindo filme e sorvendo um vinho espanhol que ganhei de presente, fiz assim:

Num prato grande ajeitei separadamente folhas verdes de salada, um talo de salsão ralado bem fininho, dois tomates cortados em quatro, batatas e cenouras cortadas em cubos e cozidas no vapor, algumas azeitonas pretas, uma latinha de atum espanol preservado no azeite [o melhor que você puder achar–nada desse atum horrorpilântico de 0,99 cents], três ovos cozidos que eu só como a clara, e usei as gemas cozidas para fazer a maionese.

A maionese foi inspirada no aioli da Alice Waters, então abri uma exceção para o alho, mas usei um dente minúsculo, porque não quis arriscar os efeitos colaterais. Num pilão amassei bem o alho com sal marinho grosso e um pouquinho de pimenta do reino moída na hora. Numa vasilha pequena coloquei as gemas, que amassei muito bem com um garfo, suco de limão, uma colherzinha de mostarda dijon, adicionei o alho moído com o sal e pimenta, misturei muito bem com o batedor de arame e fui adicionando um azeite espanol orgânico, batendo vigorosamente, até os elementos se incorporarem e o molho virar um creme. Joguei sobre a salada e devorei, acompanhado por uma fatia de pão fresquinho, que ajuda a coletar e não desperdiçar nenhum pingo do molho. Outstanding!

Comentários

hummm maionese caseira é uma loucura anda a ver com as industrializadas sem gosto, só gordura branca...branca!!!como assim?mas esse saladao faz a alegria de qlq lombriga, fala serio! bjao!

Saladinha maravilhosa!

Oi Fer, linda sua salada na onda da Alice Waters. Bateu uma saudade enorme do Greenmarket at Union Square . Foi meu lugar favorito para ir aos sabados p/ manha quando por la vivi. Comprava flores, frutas e paes...naquela epoca eu nao cozinhava. Agora vivo em San Jose, CA e cozinho todos os dias. Na tentativa de me ajudar, uma amiga la do Rio indicou seu blog que tem sido uma inspiracao. Parabens! Talvez ate me anime a ter um...pra chamar de meu...afinal sou uma "sem blog" aprendiz de cozinheira.

Fer! Assisti na semana passada! Você não vai acreditar, na semana passada desenterrei uma Country living de abril/94 com uma reportagem e receitas com ela... quer que escaneie para você? Bjs!

Você faz com que as comidas mais simples virem banquetes. Acho lindo seu cuidado com a montagem do prato. Adoro.
Beijos

Uau!!! Parece deliciosamente bom! Amei!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Espero que não leve a mal... falei do seu blog no meu...passe lá (threefatladies).

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.