Sayra's cornbread

Como um simples cornbread pode se transformar numa peregrinação de dois dias? Eu explico: queria fazer um cornbread, porque já estou com uma abundância de espigas de milho na geladeira. Mas fazer um cornbread não é tarefa tão simples, quando você tem uma dezena de livros de receitas norte-americanas, metade deles com receitas de famílias sulinas. São inúmeras variações dessa maravilhosa iguaria, que pode ser feita de diversas maneiras, salgada ou doce. Passei dois dias folheando livros, procurando a receita exata, que preenchesse os requisitos do que eu queria fazer.

*parênteses: preciso parar de comprar livros.

No final da extensa busca, encontrei o que eu queria no livro Sundays at Moosewood Restaurant. Invés do cornmeal comum, usei o stone ground blue cornmeal, que é feito com o milho azul e vira uma farinha de cor azulada, puxando pro indigo. O resultado fica bem interessante, pois o bolo fica mais escuro, com pontinhas azuladas. Para usar o milharal, resolvi rechear o cornbread com os grãos. Ficou bem gostosinho.

bluecorncake.jpg

2 ovos
1 xícara de leite ou buttermilk
1/2 xícara de óleo
3/4 colher chá de sal
1/4 xícara de açúcar mascavo - opcional, não usei
4 colheres de chá de fermento em pó
1 xícara de cornmeal amarela ou branca * usei azul
1 xícara de farinha de trigo [pode usar 1/2 comum, 1/2 integral]

Pré-aqueça o forno em 400ºF/205C. Numa vasilha grande bata com o batedor de arame os ovos, leite, óleo, sal e açúcar, se for usar. Bata bem. Acrescente o fermento e bata até formar uma espuminha. Coloque a farinha e o cornmeal. Bata bem até ficar bem lisa. Coloque numa forma untada e asse por uns 20 minutos. Eu recheei com milho cozido - uma espiga, que fervi e raspei com a faca, bastante salsinha picada e cubinhos de queijo monterey jack.

Comentários

Fer, cornmeal é como Milharina ou Polentina? Vou procurar no Costco aqui em Seul, gostei muito da receita!
Bjs!

Fer, esse seu cornbread ficou de matar! Mto melhor do q o q eu fiz...ehehe Tá com aspecto bem molhadinho, deve ter ficado tudibom!
E eu sou como vc: adoro ficar procurando versões de uma receita, mesmo q já tenha uma em mãos...

Fer adorei!Nossa parece estar bem fofinho...dá para me mandar um pedaço?!rsrsrsrs...Bem que podia né...entregas virtuais...

Ai, ai, chego a sentir o cheirinho desse negócio assando. Que maravilha. Amei essa história de milho azul. Chiquérrimo.

Quer dizer que é um bolo? Quando comecei a ler pensei que fosse um pão recheado. Ficou super lindão,parece que tem papoula dentro...beijo prá ti!

Aqui em casa fiz uma vez um cornbread, mas não fez sucesso. Vou copiar a sua receita para fazer um dia.
E quanto ao café, não deixe muito tempo guardado, ele perde aroma e potência. O ideal é armazenar na geladeira em pote hermético e consumir em 15-20 dias. bjo.

E nao eh que ficou bonito seu cornbread!!!
Eu e Matheus estamos comendo milho aos montes esses ultimos dias! As espigas estao tao fresquinhas e o milho perfeito! Ai como milho eh bom!
Ana

Apesar de termos milho à vontade aqui durante o ano quase todo, nunca fiz cornbread. Porém achei sua receita bem simples e apetitosa. Já anotei para o café de domingo. Bjs. ;o)

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.