dolmas de repolho

Umas das minhas táticas pra cozinhar é usar o index de ingredientes dos livros. Olho o que tenho na geladeira, abro alguns livros e procuro pelos ingredientes no index. Neste momento estou focada neste livro de receitas veganas da editora Phaidon. Já fiz muitas receitas, elas são geralmente bem simples. Pra gastar dois repolhos que tinha na geladeira, usei essa receita que é pra panela comum, mas fiz na Instant pot. Não curto muito repolho e nunca realmente comi um rolinho feito com esse legume que me encantasse. Mudei de ideia depois que fiz essa receita. O que gostei é que não precisa cozinhar o arroz antes. Adicionei limão preservado no sal e pimenta jalapeño e acho que esses ingredientes fizeram uma grande diferença no resultado. Meus rolinhos não ficaram um primor de capricho [não sou caprichosa, apesar que até tento], escapou um pouco de arroz, mas quero fazer essa receita novamente porque gostamos muito!

500 gr de arroz basmati ou outro arroz de grão longo
2 cebolas picadas
2 xícaras de molho de tomate sem tempero [*usei um que congelei no verão, apenas tomates cozidos e passados na peneira]
2 colheres de sopa de folhas de hortelã frescas picadas
5 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Suco de 3 limões
2 colheres de sopa de limão preservado no sal
1 pimenta jalapeño picada
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
2 repolhos

Numa vasilha misture o arroz com os outros ingredientes. Reserve.

Remova com cuidado as folhas dos repolhos. Coloque uma panela grande com bastante água pra ferver. Quando a água estiver fervendo adicione as folhas de repolho, uma por uma, deixando na água por 10 segundos e removendo com uma pinça. Vá colocando as folhas num escorredor.

Monte os dolmas, abrindo uma folha de repolho e recheando com uma ou duas colheres de sopa da mistura de arroz. Feche bem o pacotinho e vá colocando na panela. No final coloque o molho de tomate, tempere com sal, pimenta e azeite extra. Eu juntei uns raminhos de tomilho porque tinha bastante e queria gastar, mas pode ser uma folha de louro. Tampe a panela e cozinhe na pressão por 25 min. Na panela comum cozinhe por 45 min com a panela tampada. Acrescente um pouco de água se precisar.

a receita com repolho crespo––savoy

Deixe a sua pitada: