alcachofras com molho de
salsinha & limão

outro outubro

outro outubro

Essas foram as primeiras alcachofras que comprei e que apareceram bem antes da primavera se instalar. São as alcachofras “beijadas pela geada”, que não são tão bonitas, mas são deliciosas como qualquer outra. Como estou há meses com um surplus de limões, graças à bondade de colegas, amigos e vizinhos, tenho feito um molho de ervas e limão, que tenho usado com tudo. Fiz um usando as ramas da cenoura, que ficou excepcional. Depois fiz outras vezes usando salsinha. Nesse que usei nas alcachofras, adicionei também um pouco de pimenta vermelha que tinha no congelador desde o verão passado. Limpar as alcachofras dá um trabalhão e deixa os dedos manchados, mas o resultado é sempre compensador. Eu removo as folhas mais grossas com uma tesoura, corto o topo com uma faca, abro ao meio, removo o miolo espinhudo e coloco numa panela com água e limões cortados em quatro. Tem que ser rápido pra não deixar as alcachofras escurecerem. Cozinhar as alcachofras na água e limão até elas ficarem bem macias. Escorrer, deixar esfriar e temperar com o molho de salsinha e limão. Deixar macerar por algumas horas e servir. Para fazer o molho, coloque no processador um limão inteiro [remova as sementes se tiver], cortado em quatro, um monte de salsinha, sal, pimentinhas vermelha, bastante azeite. Pulse até obter um molho bem homogêneo. Eu usei o limão Meyer, que é bem aromático, mais suave e tem uma casca bem fina.

Um comentário em “alcachofras com molho de
salsinha & limão”

  1. Sou louca por alcachofras, mas infelizmente é um alimento raro em minha vida. Moro em Recife-PE e por aqui elas nunca aparecem, às vezes, muito raramente, encontro algum pacote de fundos de alcachofras congeladas, caríssimo por sinal, em alguma delicatessen, como eu disse, produto raríssimo,😔😔😔😔😔.
    Certa vez, assisti um programa culinário que mostrava um prato simplesmente maravilhoso de alcachofras fritas e servidas com um molho supimpa lá em Roma, se não me engano era num bairro de judeus muito conhecido por lá. Quando lembro fico com água na boca, louca para provar.
    R: ai Lívia, agora vou ter que achar essa receita de alcachofra frita! hmmm! 🙂

Deixe a sua pitada: