curd de limão meyer
[feito com azeite]

meyer-lemon-curd

Me interessei imediatamente por essa receita, porque apesar dela ser chamada de custard no título, ela é na verdade um curd de limão, só que feito com azeite de oliva. A receita é feita num liquidificador super poderoso que esquenta. Nem todo mundo tem essa máquina então há a opção de se fazer no liquidificador comum ou com o batedor de imersão, como eu fiz, e depois engrossar [e cozinhar os ovos] no double boiler. Esse curd é muito simples de fazer e o double boiler é apenas um panela com água fervendo em fogo baixíssimo e uma vasilha de metal ou vidro por cima—sem nunca tocar a água. Fica um creme bem forte e não conseguimos comer puro como se fosse pudim. Tivemos que acompanhar com morangos frescos e bolachinhas. Usei os maravilhosos limões meyer, mas vale usar os sicilianos.

faz 6 porções
3 ovos caipiras inteiros em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1/2 copo de suco de limão Meyer
2 colheres de sopa de raspas de limão Meyer
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de azeite virgem extra

Coloque todos os ingredientes, menos o azeite numa vasilha. Bata bem usando um mixer de mão. Esse processo deve durar 4 minutos e deve formar um creme espumante. Coloque o azeite aos poucos e continue batendo. Coloque a vasilha sobre uma panela com água fervendo em fogo baixo [bloube-boiler] e vá mexendo o creme até ele engrossar. Remova do fogo, deixe esfriar um pouco e coloque em potinhos. O creme pode ser refrigerado por até três dias ou congelado. Quando descongelado ele irá retornará para a mesma consistência cremosa de quando fresco. Nota: Esta receita foi criada usando o Série Vitamix Professionial 750, usando o ciclo programado para “sopa quente”.

2 comentários em “curd de limão meyer
[feito com azeite]”

  1. Será que fica bom com limão cravo (ou limão rosa ou limão capeta)? Peguei 3 dúzias do quintal da minha prima!
    R: nunca testei, Verena. mas deve ficar bom sim. se fizer, depois me conta!

  2. ola,
    Ha anos visito seu blog, embora comente pouco. Nestes ultimos tres ou quatro meses, por conta da vida mais corrida, deixei de visita-lo. Passei apenas a ler noticias rapidamente. E noticias aqui no pais nao sao nada animadoras, Nossa politica tem sido tao sordida e suja que vivemos um clima muito pesado. Hoje, me deu uma saudade deste cantinho! Achei tudo maravilhoso, suas historias da roca, a receita do bolo maravilhoso de morngos com balsamico, o pudim de baunilha, os mufins de chocolate com cerveja, sem contar as fotos que tanto me encantam. Ao sair de seu blog, me senti motivada e ate mais leve, Acho que fiz algo de que gosto muito. Adoro ler ler seus textos. Resta agradecer. Um bom fim de semana. Abracos.
    R: muito obrigada, Maria Celia. Fico imensamente feliz que este blog pode te dar um momento de tranquilidade e te motivar. um otimo final de semana pra voce e um beijo!

Deixe a sua pitada: