waffles de trigo sarraceno
[com ricota fresca & morango]

buckwheat-waffles.jpg

Adaptei essa receita para os morangos da época, mas acho que vale muito a pena esperar a volta dos citrus para refazer com a fruta original. Esses waffles foram o nosso lanche de domingo à noite. Usei uma ricota fresca da melhor qualidade, mas se não for possível achar uma tão boa recomendo que se faça essa receita caseira.

1 xícara de farinha de trigo sarraceno
1 xícara de farinha de trigo comum
1/4 de xícara de açúcar
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal grosso
1 e 1/2 xícaras de leite integral
4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo caipira grande
1 xícara de ricota fresca
Morangos frescos e mel a gosto para servir

Numa tigela grande misture as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal. Numa outra tigela misture o leite, manteiga e ovo e bata até ficar bem combinado. Coloque a mistura de leite na mistura de farinha e mexa bem com uma espátula, até todos os ingredientes se incorporarem. Deixe a massa repousar descoberta por 20 minutos.

Pré-aqueça a máquina de waffle e unte levemente com manteiga. Preencher cada quadrado com 1/2 xícara de massa, fechar a máquina e deixar cozinhar até dourar e ficar crocante, cerca de 8 minutos. Na hora de servir cubra cada waffle com ricota, os morangos e regue com mel. Eu salpiquei raspinhas de casca de limão também, mas não é obrigatório.

Um comentário em “waffles de trigo sarraceno
[com ricota fresca & morango]”

  1. Parece uma delícia! Eu tive que sair no google a procura do que seria o trigo sarraceno, mas em poucos minutos descobri que é um ingrediente que sempre vejo principalmente nos mercados organicos aqui na Alemanha. Ainda nao tive a chance de conzinhar com ele e esses waffles parecem uma ótima chance pra fazer isso =)
    R: Karla, eu imaginaria que na Alemanha esse tipo de trigo fosse mesmo muito usado, porque tenho essa impressao de que se come muito mais graos integrais e escuros por ai. beijos!

Deixe a sua pitada: