mousse de chocolate
[feito com abacate]

mousse de chocolate

Esse mousse não é novidade, nem invenção minha, mas virava e mexia eu dava de cara com a ideia. Outro dia meu amigo contou que tinha comido um mousse de chocolate maravilhoso num restaurante em Sacramento e que tinha lembrado de mim porque a sobremesa era feita com abacate. Como todo americano, ele ficou surpreso quando descobriu que no Brasil crescemos comendo abacate como sobremesa, batido com leite ou limão. Pois esse mousse é a mesma coisa, só que acrescenta cacau em pó. Eu fiz no processador de alimentos porque meu liquidificador está quebrado. O segredo é bater bastante, parando a máquina vez ou outra pra limpar as bordas com uma espátula. Já fiz várias vezes, todas ficaram ótimas. Pode acrescentar um pouco de liquido se o abacate for daqueles de polpa mais firme. Eu usei um dedinho de leite de amêndoa. Mas se o abacate for bem molinho e maduro, nem precisa. Como eu DETESTO aqueles mousses feitos com não-sei-quantos mil ovos, essa receita foi simplesmente um oásis de deliciosidade. Se você nunca fez, faça e depois me diga se não é o Fino da Bossa!

Polpa de 1 e 1/2 avocados
2 colheres de sopa de cacau em pó [usei o Valrhona]
Mel a gosto ou outro adoçante da sua preferência
Um pouquinho de leite de amêndoa, se achar que precisa

Coloque tudo no copo do liquidificador ou processador e bata bem até obter um creme bem espesso. Coloque em taças e leve pra gelar. Eu salpiquei com sal Maldon na hora de servir, mas não precisa.

4 comentários em “mousse de chocolate
[feito com abacate]”

  1. Se tem o SELO “Fino da bossa” significa que e fantastica, fabulosa, o maximo….. Adoro o seu site. Muito obrigada, Maria
    R: obrigada Maria! um beijo :-*

  2. Olá Fernanda,
    sou absolutamente fascinada pela maravilhosa combinação do seu site: receitas, imagens e histórias, todas na pitada certa. Acompanho suas publicações há muitos anos e é sempre um ‘respiro’ quando me vejo afogada pelo dia a dia.
    Resolvi escrever quando vi essa receita de mousse de chocolate, utilizando o abacate como base. Eu já fiz algumas vezes e acho incrível. A receita me foi apresentada como ‘Chocolate Maia’, por um estudioso de neurociências e coisas naturais. Na receita que faço, uso um pouquinho de suco de limão e uma leve pitada de canela, que arremata o sabor. Parece realmente uma receita antiga, que promove um sabor e uma saciedade tão diferentes do que é produzido hoje em dia, em nossa alimentação tão pouco cuidada muitas vezes.
    Bom, é isso. Continuarei por aqui, acompanhando suas maravilhas.
    Um abraço,
    Renata.
    R: Renata, muito obrigada pelas visitas e por comentar me contando dessa receita. vou testar [HOJE!] com suco de limão e canela. fico muito feliz em saber que a leitura desse blog é prazeirosa e te possibilita dar uma parada e respirada! um beijo e comente sempre! :-*

  3. Tambem tenho esse tipo de receita pra mousse nos meus alfarrabios para fazer “soon”, e continua na espera
    tambem abomino as mousses feitas com trezentos mil ovos, mas estava meio em cima do muro com essa de abacate
    agora voce me convenceu!
    R: Sally é garantido! voce so nao vai gostar se tiver aversão ao abacate! 🙂

Deixe a sua pitada: