bolo de fécula de batata

bolofeculabatata.jpg

Comprei um pacote de fécula de batata [potato starch] pra fazer uma receita de torta salgada que minha mãe tinha comentado comigo. Ainda não fiz a tal receita, mas me lembrei dos bolos feitos com fécula de batata da minha infância, como eu aguardava com ansiedade o bolo descansar de um dia para o outro e de como eu adorava sentir os pedaços derretendo na boca, Fui atrás de uma receita que pudesse reproduzir a minha memória de criança. Achei esta aqui, bem simples. Esse bolo fica melhor no dia seguinte, mais farelento e menos esponjoso. Eu dividi a massa em formas pequenas, mas acho que ele ficaria melhor feito numa forma grande.

4 ovos
1 xícara de açúcar [*usei açúcar de limão]
1 xícara de fécula de batata
Suco de um limão
1/3 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte um uma forma Bundt ou uma forma de furo no meio com manteiga. Reserve. Bata as gemas dos ovos e o açúcar até ficar cremoso. Em seguida, misture o suco de limão e a fécula de batata.

Em outra tigela, bata as claras com o sal até espumar. Coloque as claras na mistura de fécula de batata. Despeje tudo na forma untada e leve ao forno. Asse por 25 a 30 minutos ou até o bolo ficar cozido no centro. Remova do forno, deixe esfriar, cubra e deixe descansar até o dia seguinte. Sirva com frutas frescas.

3 comentários em “bolo de fécula de batata”

  1. que cara incrivel a desses bolinhos!
    nao vai nenhum leavening agent, so’ os ovos batidos mesmo? muito interessante…
    R: sim, só as claras em neve pra segurar! 🙂

Deixe a sua pitada: