bolo de morango
[com azeite & balsâmico]

bolo-morango-bsm1.jpg

Minha obsessão do momento é o vinagre. Não é novidade que eu coleciono esse ingrediente, mas acho que nunca usei tanto e de tantas maneiras inéditas e diferentes. O que mais me atraiu nesta receita foi o vinagre entrar também na massa. A realização deste bolo teve duas grandes revelações—a harmonia perfeita da massa com os morangos glaceados e o vinagre de anjou pear que decidi usar porque não achei um balsâmico branco simples pra comprar no meu supermercado. Esse bolo vai pra categoria dos finos da bossa e altamente recomendados.

para os morangos:
1/2 quilo de morangos frescos
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de vinagre balsâmico branco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de mel

para o bolo:
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de vinagre balsâmico branco
1/2 xícara de manteiga
3 ovos caipiras
1 e 3/4 bolo de xícara de farinha
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2/3 xícara de azeite

Pré-aqueça o forno a 350ºF/176ºC. Unte uma forma redonda de bolo com azeite de oliva. Forre o fundo da forma com um círculo de papel vegetal ou manteiga—este é um passo importante que vai ajudar o bolo desenformar sem destruir a camada de morangos. Untar novamente com o azeite de oliva por cima do papel. Reservar.

Fatie os morangos, já lavados e sem os cabinhos. Coloque-os no fundo da forma untada, sobre o papel, formando um espiral, a partir da camada exterior e ligeiramente sobrepostos. Numa panela pequena coloque o açúcar mascavo, o vinagre balsâmico branco, o azeite e o mel. Leve para ferver e mexa constantemente até engrossar e ficar como um xarope. Retire do fogo e despeje cuidadosamente sobre os morangos arranjados na forma de bolo.

Para fazer a massa do bolo, comece batendo juntos em uma tigela o açúcar, a manteiga, o vinagre e ovos. Em outra tigela misture os ingredientes secos, a farinha, o fermento e o sal. Adicione os ingredientes molhados aos ingredientes secos em três etapas, mexendo bem para incorporar. Adicione o azeite em três etapas, mexendo bem para incorporar. Devagar e com cuidado despeje a massa sobre os morangos já dispostos na forma e cobertos com o xarope. Leve ao forno por aproximadamente uma hora até o bolo ficar dourado e cozido no centro. Remova do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Passe uma faca ao redor do bolo e vire rapidamente sobre um prato. Inverta novamente para uma outra bandeja ou prato, remova o papel de cima dos morangos, deixe esfriar completamente e sirva.

bolo-morango-bsm2.jpg bolo-morango-bsm2.jpg

3 comentários em “bolo de morango
[com azeite & balsâmico]”

  1. Eita, nem sabia que existia balsâmico branco. Além disso, quase infartei lendo essa receita, deve ficar boa demais. E toca procurar esse vinagre pra fazer o bolo… ou, será que o escuro serve?
    R: Alexandra, nos morangos até que dá, mas na massa vai deixar o bolo escuro. se voce fizer depois me conta!

  2. Fe, fiquei doida pra fazer esse bolo, só não fiz imediatamente após ler teu blog porque me faltavam alguns ingredientes. Mas fiquei com uma dúvida: o morango tem uma certa acidez e o vinagre também, quando mistura tudo não fica muito ácido? Bjo
    R: Não fica acido, Élen. porque o xarope carameliza tudo. beijo!

Deixe a sua pitada: