salada de tomate & pêssego

salada-tomatepessego.jpg

Reorganizei minha estante e tirei de lá um livro que eu não abria há muitos anos. Quando abri achei dentro dele umas páginas, impressas da coluna do Mark Bittman no New York Times—The Minimalist. Era apenas uma lista maravilhosa com 101 saladas para o verão publicada no jornal em 2009. Eu tenho certeza que fiz algumas das saladas dessa lista, mas não fiz o suficiente. Comecei a olhar as receitas, que são explicadas com pouquíssimas palavras, e me deu um siricotico. Passei alguns dias fazendo uma salada atrás da outra e vou publicar as que mais gostei, começando por essa que ficou absolutamente divina-maravilhosa. Use os melhores tomates, os mais maduros possíveis, naquele momento crucial de madurice quase explodindo, mas ainda firme. Os pêssegos também devem estar bem maduros, mas não muito moles.

Numa travessa ou saladeira coloque alguns tomates bem maduros e cortados em fatias diagonais, adicione uns pêssegos cortados da mesma maneira, fatias finérrimas de cebola roxa, umas folhinhas de coentro fresco, salpique com pimenta vermelha em flocos, uma pitada de sal marinho [uso sempre o Maldon], um fio de azeite extra virgem, e suco de limão [usei o tahiti]. Sirva e repita.

4 comentários em “salada de tomate & pêssego”

  1. Fer,
    Demorei, mas fiz. Abrandei as saudades. Imagine que esta gostosura de tomate-pêssego comi há muito tempo em Milão.
    Obrigada por estes mimos que você nos presenteia sempre.
    Felicidades,
    Dalva
    P.S. O Gabriel avisa que está com dentes enormes. Minha filha diz que são de “Chiclete”. Ele diz : ainda bem, senão eu teria que comer muita cenoura, porque meus amigos dizem que pareço um coelho.
    Salada de tomate e pêssego nele! Hum, hum. Ele ainda não gosta muito de você, não.
    R: Dalva, adorei saber que voce fez a salada e que te trouxe boas memorias. diz pro Gabriel cuidar desses dentoes, comer muita cenoura, pra ficar sempre lindo! {*um dia irei conquista-lo!} beijo! :-*

  2. Que delicia Fer! Tenho pessego madurinho la em casa, vou fazer!!
    Adorei a lista de saladas, obrigada por dividir com a gente 🙂
    Beijos!
    Ana

  3. Oi Fer,
    Hoje a blogosfera surpreende.me com pêssegos e originalidade! Nunca pensaria usar pêssegos numa salada salgada, mas fiquei curiosa com a combinação! Um dia ganho coragem e experimento! – (por vezes, na cozinha, sou um pouco “narrow minded”, confesso! 😉 )
    Beijinhos
    Sofia
    R: Sofia, tenho certeza que você se encantará com essa salada! um beijo :-*

  4. Flash-back alert! 😉 Me lembro dessa lista, dos “idos” de 2009 sim
    era uma epoca que o Bittman fazia sempre dessas listas monumentais, 100 disso, 100 daquilo.
    essa versao de tomate e pessegos parece mesmo um paraiso no prato!
    amei…
    R: the good old times! 🙂

Deixe a sua pitada: