salada de tomate & abobrinha

salada-tomate-ab.jpg

Acho que ainda não teve nenhuma salada que fiz do livro Jerusalem do Ottolenghi e Tamimi que não tenha me deixado abismada com o resultado. Essa ficou absolutamente deliciosa. Eu tinha comprado o xarope de tâmaras na lojinha internacional quando vi essa receita pela primeira vez e marquei para fazer quando os tomates locais dessem a cara por aqui. Coincidentemente eles chegaram junto com as abobrinhas e então preparei essa delicia para o nosso almoço de Memorial Day. Apenas modifiquei a maneira de grelhar os legumes, que no livro é feito no broiler e eu fiz na grelha sobre o fogão. Também pode ser feito na churrasqueira. E adicionei rodelas de cebola roxa. O xarope de tâmara pode ser substituído pelo de romã, maple syrup ou até por mel ou melado.

1 quilo de abobrinhas
800gr de tomates maduros grandes
1 cebola roxa grande
3 colheres de sopa de azeite de oliva
300gr de iogurte grego
2 dentes de alho esmagados
2 pimentas malaguetas sem sementes e picadas [usei em flocos]
Raspas de 1 limão e meio
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de xarope de tâmara
200g de nozes tostadas e picadas
2 colheres de sopa de hortelã picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Corte as abobrinhas e a cebola em tiras grossas e os tomates em quatro. Tempere com azeite, sal e pimenta. Grelhe dos dois lados numa chapa ou churrasqueira ou no forno. Reserve. Numa vasilha misture bem o iogurte, o alho, pimenta vermelha, raspas de limão e suco e xarope de tâmara, sal a gosto. Adicione os legumes grelhados, as nozes, hortelã, salsinha e misture bem. Tempere com mais azeite e sirva.

5 comentários em “salada de tomate & abobrinha”

  1. Oi, Fer,
    moro em Salvador, Bahia. Ontem fiz essa salada como entrada para uma pizza aqui em casa e ela foi um sucesso absoluto, vou repeti-la várias vezes! Usei o melaço ao invés do xarope, e coei um iogurte natural, pois nossas marcas de iogurte grego aqui são muito açucaradas. Aproveito pra dizer que vejo sempre seu blog, e acho ele uma lindeza.
    Obrigada, um abraço!
    R: otimas substituicoes, Lia! adorei saber que a salada foi um sucesso. beijao! :-*

Deixe a sua pitada: