bolo de chocolate & azeite

bolo-choc-olive.jpg

O próximo passo na minha aventura do azeite era o bolo de chocolate. Procurei bastante por uma receita e esta aqui foi a que mais me agradou. O único porém foi que durante a preparação eu me deparei com um grande dilema: onde está a quantidade de açúcar da massa? Não achei em lugar algum, então improvisei uma quantidade baseada no meu bom senso de [metida a] cozinheira. Achei que 3/4 de xícara daria e foi isso que coloquei. Fiz esse bolo como uma das sobremesas do almoço de Memorial Day e decidi acrescentar morangos frescos no recheio e salpicar a cobertura com flor de sal. Foi a decisão certa. A primeira bocada que dei no bolo me fez soltar uma exclamação bem alta—WOW! Esse bolo ficou absolutamente incrível!

para fazer o bolo:
3 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de sopa de um bom cacau em pó sem açúcar
3/4 xícara de açúcar
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
3/4 xícara azeite extra-virgem
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de extrato puro de baunilha
2 xícaras de água fria

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte com azeite e enfarinhe duas formas de bolo redondas. Misture a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela grande. Junte o azeite, o vinagre, a baunilha e água na mistura de farinha e bata com um batedor de arame até que a massa fique bem lisa. Despeje nas formas preparadas, leve ao forno e asse por aproximadamente 30 minutos ou até que o centro do bolo esteja firme. Remova o forno e deixe esfriar sobre uma grade por 10 minutos antes de desenformar. Deixar os bolos esfriarem completamente antes de rechear e cobrir.

para fazer a cobertura:
3/4 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara de água fervente
Dois quadrados grandes de chocolate amargo
1/2 colher de chá de sal

Cozinhe todos os ingredientes em uma panela robusta em fogo médio, mexendo continuamente até que a mistura engrosse. Quando a mistura ficar espessa, adicione 4 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de chá de baunilha. Deixe esfriar um pouco antes de rechear e cobrir o bolo. Eu coloquei uma camada de fatias de morangos sobre o recheio e na hora de servir salpiquei a cobertura com flor de sal. Achei que o sal fez uma grande diferença no resultado final.

bolo-chocaz1.jpg bolo-chocaz2.jpg
bolo-chocaz3.jpg bolo-chocaz4.jpg

6 comentários em “bolo de chocolate & azeite”

  1. Fer,
    Farei aniversario em Setembro e esse bolo me chamou muito a atenção, gostaria muito de faze-lo porque parece bem diferente e gostoso, porem fiquem em duvida quanto a quantidade de 2 quadrados grandes de chocolate amargo. Seria mais ou menos 100gr?
    Obrigada
    Vera Gouveia
    R: Vera, é mais ou menos isso mesmo, umas 100gr. beijao!

  2. Fiz o bolo hoje e amanhã irei servir. Espero que tenha ficado bom. A cobertura fiz uma “pequena” mudança! Como moro em Montevidéu, e aqui doce de leite é o doce tradicional, resolvi trocá-lo pelo chocolate. Fiz meia receita: 2 c. (sopa) amido de milho, 1/2 x. água, 6 c. (sopa) bem cheias doce de leite, 1/4 c. (chá) sal. Levei ao fogo até engrossar. Ficou maravilhoso!
    R: Marina adorei saber dessa variacao com o doce deleite! obrigada e beijo

  3. Fer, fiz o bolo p/ o aniversario do meu marido ontem!
    Eh mesmo incrivel como vc disse, o bolo ficou delicioso, nos gostamos muito. Bolo macio, e a cobertura por si so vale a pena fazer, eu adorei. Logo q ficou pronta estava demais, bem chocolaty, cremosa e brilhante, fiquei encantada com a simplicidade dos ingredientes e quao boa q ficou, gostei demais 🙂
    Coloquei fatias de morangos igual voce sugeriu e foi muito aprovado.
    Super obrigada pela dica da receita, agora vou comecar testar os outros bolos de azeite q vc postou pois alem de facil fica muito bom!
    Beijao!
    Ana
    R: Ana, adorei saber! e feliz aniversario atrasado para o Francisco. beijao!

  4. Que lindo Fer!!!
    Dia 13 eh aniversario do meu marido, acho q vou fazer para a gente comemorar aqui, adorei o look do bolo, e gostei dos morangos no meio. Ele gosta de morangos, vai curtir:)
    Beijos
    Ana
    R: é um bom bolo comemorativo Ana! 🙂 beijo

  5. Parece realmente maravilhoso!
    Gostaria de confirmar se a quantidade de água da massa são realmnente 2 xícaras.
    Obrigada 🙂
    R: sim são 2 xícaras, como está escrito. 🙂

Deixe a sua pitada: