bolo de azeite & laranja

azeite-laranja_1.jpg

Não é porque estava sozinha no final de semana que eu deixaria de fazer um bolinho. Neste caso, mais uma receita de bolo feito com azeite [aguentem firme ai, que logo mudarei de assunto]. Essa eu achei na revista Food & Wine e escolhi fazer porque era simples e rápida. E fiz apenas metade da receita, mas publicarei aqui a receita inteira. A minha versão diminuída fez 6 bolinhos.

3 xícaras de farinha de trigo
1 e 3/4 xícaras de açúcar
1 e 1/2 colheres de chá de sal kosher
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de azeite extra-virgem
1 xícara de leite integral
3 ovos grandes
2 colheres de sopa de raspas de casca de laranja ralada
1/4 de xícara de licor de laranja, tipo Grand Marnier

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma retangular de 25 cm com azeite [*eu usei forminhas de mini-bundt—dá 12 bolinhos]. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal, o bicarbonato e o fermento em pó. Em outra tigela, misture o azeite, o leite, os ovos, as raspas de laranja e Grand Marnier. Adicione os ingredientes secos e bata até combinar.

Despeje a massa na forma [ou forminhas] preparada e leve ao forno por mais ou menos 1 hora ou até que o centro do bolo fique cozido [*para as forminhas foi menos tempo de forno]. Transfira o bolo para uma grade e deixe esfriar por 30 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva com uma compota de frutas, se quiser. Eu quis e usei damascos frescos assados.

azeite-laranja_2.jpg

3 comentários em “bolo de azeite & laranja”

  1. Quanta delicadeza, nas escolhas das receitas e em cada utensílio a ser usado!
    Bom gosto total nas louças, talheres, flores, resumindo em tudo!!!
    R: muito obrigada, jucimara! um beijo :-*

  2. Fer: ¿cuál es la diferencia entre una xícara de chá y una xícara? Ya estoy dispuesta a preparar la receta del pão de mel. ¿Me dices por favor? Mil gracias!!! Mis compañeras de clase de baile te lo agradecerán -y mi futuro próximo galán también-. Un abrazo!
    R: Andrea, acho que xícara de chá e xícara sao a mesma coisa. os brasileiros usam o termo xícara de chá, mas é a xícara padrão—240/250ml. boa sorte e beijo! :-*

  3. Que cor mais linda! Voce fez com laranja normal ou laranja vermelha????
    muito muito lindo esse bolo
    Nao precisa mudar de assunto nao, vai fazendo esses bolos com azeite e eu vou salivando no screen… 🙂
    R: Sally, usei uma laranja comum mesmo. ainda vou tentar algumas outras receitas de azeite! 😉 beijo

Deixe a sua pitada: