salada de beterraba assada
com alho-poró & nozes

beterraba-alhoporo.jpg

Acho que nunca atazanei tanto os visitantes deste blog com receitas de apenas um livro como estou fazendo com o Jerusalem, do Ottolenghi & Tamimi. Mas tudo ali é bacana e dá certo e fica absolutamente delicioso. Então foi este o livro que abri depois de comprar impulsivamente um monte de beterrabas no mercadinho da road 16. Quem iria imaginar colocar alho-poró na salada e que a combinação dele com a beterraba ficasse tão perfeita? Pois então.

4 beterrabas médias
4 alho-poró médios, a parte branca cortada em quatro
Um punhado de folhas de coentro fresco picadas
1 1/4 xícaras de rúcula [*usei uma mistura de folhas verdes]
1/3 xícara sementes de romã [*omiti]
1 xícara de nozes grosseiramente picadas
4 dentes de alho picados
1/2 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
1/4 xícara de vinagre de cidra
2 colher de sopa de água de tamarindo
[*usei um xarope de tamarindo diluído em água]
5 colheres de sopa de óleo de nozes
1 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno em 425ºF/ 220ºC. Embrulhe as beterrabas numa folha de papel alumínio e asse no forno por 40-60 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Pode fazer isso um dia antes. Remova a casca das beterrabas e corte em cubos grandes. Coloque em uma tigela e reserve.

Coloque o alho-poró em uma panela média com água e sal, deixe ferver e cozinhe por 10 minutos. É importante não deixar cozinhar demais para que os pedaços não desmanchem. Escorra e pique os segmentos em partes menores. Transfira para uma tigela, separado das beterrabas, e reserve.

Enquanto isso misture todos os ingredientes do molho e deixe marinando por pelo menos 10 minutos para que todos os sabores se integrem. Tempere as beterrabas com metade do molho de nozes e do coentro e com o restante tempere os pedaços de alho-poró, misturando delicadamente. Monte a salada a salada colocando folhas de rúcula [ou outras folhas da sua preferência] numa travessa, depois o alho-poró e finalmente as beterrabas. Decore com as sementes de romã, se quiser, e sirva.

3 comentários em “salada de beterraba assada
com alho-poró & nozes”

  1. Achava que não ía comprar mais livros depois de tanta mudança, mas com esse [e mais alguns] tive uma recaída. Essa é uma das que quero fazer, super colorida e provocante.
    Beijo
    R: só mais alguns não vai ter problema, Helena.. e esse vale muito a pena! beijo 🙂

  2. Olá Fer, que salada LINDA. Não me importo de vc estar obcecada por este livro; as receitas são super diferentes. Depois que vi no blog a Rachel Khoo,descobri que o canal GNT está passando o programa dela, e tenho olhado várias receitas no you tube; fiquei louca para fazer o croque madame. Obrigada pela dica 😉
    Abraços.
    R: adorei saber que você gostou Valeria! abs!

Deixe a sua pitada: