bolo de cereja & chocolate

bolo-cerejachoc_2S.jpg

bolo-cerejachoc_1S.jpg

Por causa dessa minha mania adquirida que gente do hemisfério norte tem de ficar checando a previsão do tempo neuróticamente, no domingo eu já sabia que uma onda de calorão estava chegando. Isso me deixou meio obcecada pela ideia de fazer um bolo, porque quando o bafão se instala no way josé que eu vou ligar o forno. Procurei por uma receita de bolo de chocolate, mas parei quando achei essa que me agradou muito. O único porém é que eu não tinha a pera [um dos ingredientes principais, cof, cof, cof, desculpa!]. Pensei então que seria incrivelmente auspicioso trocar a pera pela cereja, que é uma fruta que também combina muito bem com chocolate e ainda está abundante por aqui. Foi o que eu fiz. Faça esse bolo com a pera ou com a cereja, mas faça, pois ele fica muito bom e ainda melhor no dia seguinte.

1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
1 xícara de iogurte integral natural
1 xícara de açúcar
3 ovos caipiras grandes
1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha
1/2 xícara de óleo vegetal
1 1/2 xícara de cerejas frescas picadinhas [sem caroço]
1/2 xícara de chocolate meio amargo picado

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC e unte com manteiga uma forma retangular de pão. Reserve. Numa vasilha pequena misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira bata o açúcar, os ovos e o extrato de baunilha até ficar bem cremoso. Junte o iogurte, batendo em velocidade média. Vá colocando a mistura de farinha aos pouquinhos. No final, desligue a batedeira e com uma espátula vá incorporando o óleo bem devagar e mexendo bem até a massa ficar bem lisa e consistente. Despeje metade da massa na forma untada. Sobre a massa coloque 2/3 das cerejas e do chocolate. Despeje o resto da massa sobre o recheio e coloque o restante das cerejas e chocolate por cima. Pressione levemente com a espátula para as frutas e chocolate afundarem um pouquinho na massa. Leve ao forno pré-aquecido por 55 ou 60 minutos, ou até o centro do bolo estar firme e cozido. Remova do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Remova da forma e deixe esfriar sobre uma grade. Coloque numa travessa, corte em fatias e sirva.

bolo-cerejachoc_3S.jpg

6 comentários em “bolo de cereja & chocolate”

  1. pois é, acho que foi a forma mesmo. mas enfim, o importante é que o bolo foi comido! ainda tenho muitas cerejas, talvez tente de novo! abracos!
    R: super boa sorte Tamine! 🙂 bj!

  2. Fernanda, acabei de desenformar o bolo e, mais uma vez, epic fail. Nao sei o que faco errado na área “bolos”. A massa nao cresceu, ficou com consistência de bolo pudim. Será que foi porque eu usei forma redonda com furo no meio?
    desde já agradecendo pela consultoria!
    R: nossa, mas que pena Tamine! talvez tenha sido mesmo a forma. na redonda com furo o bolo fica muito mais espalhado. não tem outra explicacao, não? :-/

  3. Também vou aproveitar umas 300 mil cerejas colhidas do jardim que estao na minha geladeira e experimentar esse bolo hoje! Parece delicioso!
    Abracos e obrigada por mais uma receita inspiradora!

  4. Na sua opinião este seria um bolo indicado para levar para um piquenique? Ou será demasiado ‘delicado’ para ser transportado dentro de uma caixa? Obrigada 😉
    R: Joana, esse bolo fica bem denso, acho que aguenta ser transportado sim. 🙂

Deixe a sua pitada: