bolo bundt de maçã

apple-cake_2S.jpg
apple-cake_3S.jpg
Com o outono já limpando os sapatos no tapete da porta, as maçãs locais começam a aparecer nas feiras e mercados. Sei que essa fruta é meio desprezada, geralmente criticada por ser um troço bem sem graça. Pode até ser o caso quando as frutas são importadas, mas certamente não é o caso durante a sua temporada. Fresquinhas, elas são simplesmente deliciosas. Adoro essa época, quando volto à minha rotina de comer pelo menos uma maçã por dia. E são tantas variedades, que dá pra passar o outono inteirinho provando diferentes sabores. Para fazer esse bolo, usei umas maçãzinhas super singelas e azedinhas, que vieram direto do pomar da fazenda da UC Davis, os fornecedores da minha cesta orgânica semanal.
Não sei sobre outros países, mas nos EUA a maçã está liderando a lista dos dirty dozen, que incluí os produtos agrícolas mais contaminados por agrotóxicos. Então maçã, somente orgânica.
apple bundt cake [da revista Bon Appétit de dezembro 1999]
4 maças médias descascadas e cortadas em cubos
5 colheres de sopa, mais 2 e 1/2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de canela em pó
4 ovos grandes
1 xícara de óleo vegetal
1/4 xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de raspas da casca da laranja
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
3 xícaras de farinha de trigo
3 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
Açúcar de confeiteiro para decorar
Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC. Unte uma forma bundt [com um buraco no meio] com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Eu polvilhei com açúcar com canela.
Numa vasilha misture os cubos de maçã com 5 colheres de sopa de açúcar [eu diminuí para 2 colheres] e a canela em pó. Reserve.
Numa outra vasilha misture as 2 e 1/2 xícaras de açúcar [diminuí para apenas 2 xícaras], o óleo, os ovos, o suco e raspas da laranja e o extrato de baunilha e bata bem com um batedor de arame. Junte a farinha o fermento e o sal na mistura líquida. Coloque um terço da massa na forma untada, espalhe por cima metade das maças, coloque mais um terço da massa, alterne com o resto das maçãs e cubra com o restante um terço da massa.
Leve ao forno e asse por 1 hora e 30 minutos. Remova do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Inverta o bolo sobre uma grade e deixe esfriar completamente. Coloque numa travessa e polvilhe com açúcar de confeiteiro se quiser. Eu não quis.
apple-cake_1S.jpg

3 comentários em “bolo bundt de maçã”

  1. Incrível coinscidência! Ontem decidi que iria fazer um Apple Cake! Achei pela internet a receita de um German Apple Cake ou Jewish Apple Cake, que é exatamente a mesma! Busquei macas fresquinha do jardim que cultivamos aqui na Alemanha! Ficou fantástico, nem acreditei que iria crescer tanto e ficar ao mesmo tempo fofinho e úmido. É delicioso! ;D

  2. Acabo d fazer seu bolo, e me inspirei em seu “adicione seus temperos” e bati o suco com as cascas de maçã, para aproveitar tudo. Não tinha uma formabonita como a ua, mas o bolo ficou ótimo! Abraços
    W
    R: que bom, Wair! abs!

Deixe a sua pitada: