pudim de limão & framboesa

pudim-limao-framb_1S.jpg

pudim-limao-framb_2S.jpg

O nosso verão é um verdadeiro festival de frutas. As de caroço, como pêssegos, damascos, nectarinas e cerejas; as refrescantes, como melancias e melões; e as berries, que nem consigo enumerar. São tantas variedades e tonalidades de vermelho, rosa, roxo e azul, que fico até aflita, achando que nunca vou conseguir experimentar todas. É uma esbórnia! E as berries são muito delicadas, temos que nos apressar para consumí-las o mais rápido possível. As framboesas são uma das minhas favoritas, ultra uber suaves. Essa receita estava numa folha rasgada da revista Sunset, que guardei provavelmente para poder usar os limões que colhi da árvore da casa em Davis e que ainda tenho guardados na geladeira do basement. Tinha pensado em fazer com cerejas e acho que deve ficar bom usando qualquer outra berry. Os pudins ficam com uma consistência meio de bolo no topo e bem cremosa no fundo, mais ou menos como esta receita de pudim de limão.

2 ovos grandes, clara e gemas separadas
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga derretida
Raspas da casca de 1 limão
3 colheres de sopa de suco de limão
1 xícara de leite
1/8 colher de chá de cream of tartar [cremor de tártaro]
350 gr de framboesas frescas, de preferência orgânicas
Açúcar de confeiteiro para decorar
Pre-aqueça o forno à 350°F/ 176ºC. Coloque 6 ramequins numa forma de assar.

Bata as claras com o cream of tartar até formar picos. Reserve. Numa outra vasilha bata bem as gemas com o açúcar até obter um creme grosso. Adicione a farinha, a manteiga, as raspas e suco de limão e o leite, batendo bem até todos os ingredientes ficarem bem incorporados. Junte metade das claras em neve na massa, misture delicadamente com uma espátula, daí junte a outra metade e misture novamente. Coloque metade das framboesas na massa. Coloque colheradas da massa nos ramequins. Despeje água quente na forma até atingir uns 3cm dos ramequins. Coloque a forma com os ramequins no forno e asse por 35 minutos. Remova a forma do forno [com MUITO cuidado pra não derramar a água quente] , remova os ramequins e deixe esfriar bem. Na hora de servir polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com algumas framboesas frescas. Pode guardar na geladeira coberto com filme plástico. O sabor do limão se intensifica de um dia para o outro.

6 comentários em “pudim de limão & framboesa”

  1. Olá,
    Existe um substituto para o crem of tartar? Não tenho certeza se este ingrediente é encontrado com facilidade no Brasil.
    Bjs & Obrigada, Janice
    R: Janice, no BR é vendido como cremor de tártaro. nao sei qual seria o substituto, mas na outra receita de pudim de limao [no link] bate-se as claras com uma pitada de sal. bjo!

  2. Posso fazer com limão comum ou tahiti? É que moro em Natal/RN, e limão siciliano aqui é uma raridade (sem contar o preço absurdoooo quando aparece no supermercado, tipo 2 limões a R$ 6,00).Beijão! Adoro o blog!
    R: Cristina, acho que pode sim, ou faz com o limão cravo [rosa/vinagre/china] que tambem fica uma delicia! beijo 😉

  3. Eu tenho uma receita parecidissima de lemon blackberry pudding cake, e fica mesmo uma delicia Fer! (fica bom com blackberries tbem!)
    Bjs
    Ana

Deixe a sua pitada: