peixe com tomate e erva-doce

peixe-to-erdoce1S.jpg

Minha rotina não é mais a mesma velha rotina. Estou num outro ritmo e num esquema bem diferente e já me preparando para uma mudança bem significativa na minha vida. Por isso nos sábados, que era geralmente o dia oficial de comer peixe, esse hábito se consolidou fortemente. Porque poucas coisas são mais fáceis de fazer do que peixe. No último sábado estávamos com a agenda cheia, compromissos de manhã e à tarde e eu ainda queria nadar. Então foi o Uriel quem deu um pulinho ao Farmers Market pra comprar o peixe que planejei preparar para o almoço. E ele trouxe um filé grande de halibut, que é um peixe ultra saboroso e não precisa de muitos tri-que-tri-ques.

Quis fazer o peixe num molho de tomate, então usei uma lata de tomates orgânicos inteiros, mas se estivéssemos no verão, teria feito com as frutas frescas e bem maduras.

Tempere o filé de peixe com sal marinho e pimenta do reino moída. Numa panela robusta coloque um pouco de azeite. Amasse dois dentes de alho com o cabo da faca e refogue no azeite. Quando o alho estiver ligeiramente dourado, empurre para os lados e coloque o filé de peixe na panela. Frite ligeiramente dos dois lados, virando cuidadosamente com uma espátula larga. Junte meio bulbo de erva-doce cortado em fatias. Refogue bem a erva-doce. Junte então uma lata pequena de tomates orgânicos inteiros e batidos no liquidificador. Junte uma dose de Pastis ou outra bebida com base de anis. Tampe a panela de deixe cozinhar um fogo médio por uns minutos, até o molho de tomate dar uma engrossada. Ajuste o sal, desligue o fogo e sirva.

Eu servi esse peixe acompanhado de quinoa. Para fazer a quinoa lave bem, com bastante água corrente, 1 xícara de quinoa branca. Coloque a quinoa numa panela e junte 1 e 1/2 xícara de água, tempere com sal a gosto e um fio de óleo vegetal. Leve ao fogo alto, quando ferver, abaixe bem o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar até secar toda a água—uns 20 minutos. Afofe a quinoa cozida com um garfo e jogue um punhado de cibouletes picadas.

7 comentários em “peixe com tomate e erva-doce”

  1. Fer, amei este peixinho. gosto muito de halibut. E servir com a quinoa é algo tao bom, uma ótima variada. Opa, novidade! Será que vc esta vindo pra europa para morar? A gente pode sonhar, não?!
    R: Valentina, esse sonho eu queria sonhar tambem! um beijo! ;-*

  2. Fer, voce me deixou com a pulga atras da orelha, so’ espero que sejam novidades otimas, mudancas legais, que voce esteja curtindo antecipadamente….
    you deserve nothing less! 🙂

  3. Achei que sua sumida se devia à alguma viagem repentina. Ain…que curiosidade…será que aguento esperar as novas?
    Bj, Mara
    R: guenta firme, Mara! 😉 beijao

  4. Fer! Como se eu tivesse todo o tempo livre do mundo, resolvi ler o seu blog todinho, desde o post número 1. Querida, quantas coisas mudaram, não? E o que eu acho mais lindo no seu blog é que você acaba trazendo seus leitores para a sua vida. Isso é realmente muito especial, e faz com que o seu blog seja diferenciado.
    Assim, não nos deixe na curiosidade! O que está para mudar? 😉
    Beijos e beijos,
    Nicole.
    R: Nicole, muito obrigada! ler o Chucrute inteiro é uma maratona. logo contarei as news. beijos!

  5. Oi Fer,
    Já vi que sua rotina tá diferente mesmo, pois nunca mais apareceu por aqui.
    Espero que esteja tudo bem. Boa sorte.
    Bj,
    Lylia
    R: tá tudo bem sim, Lylia. só ando realmente sem tempo. espero poder voltar a minha rotina no blog o mais breve possivel. obrigada e beijo

  6. Tenho a maior curiosidade a respeito desse peixe!
    Leio receitas com ele., mas aqui a gente só encontra truta fresca, e tá bom demais. De vez em quando algum salmão congelado. Caropracaraio. Ó, a blogada de sexta ou de amanhã, dependendo da visita, vai ser procê e pra Neide. Eu queria ter no blog aquelas reações, like, dislike, mas não consegui achar . Assim, você não tinha o trabalho de gargalhar ou não por escrito!
    R: Angela, o badejo não seria um peixe branco local, assim carnudo? o salmao vendido ai, vindo de fazendas no Chile é LIXO! vou aguardar sua blogada nova. estou adorando ler suas histórias. [ILIKEIT] beijo!

  7. esse peixinho ficou com um aspecto delicioso 🙂 fiquei com vontade de fazer pois nunca experimentei com a erva- doce 🙂 beijos
    R: faz sim, que fica muito bom! beijo 🙂

Deixe a sua pitada: